O deputado do PT, Pedro Ivo Ilkiv, manteve-se mais um dia como presidente da Assembléia Legislativa do Paraná.
Mesmo com o retorno do governador Roberto Requião, e do vice Orlando Pessuti, aos cargos nesta terça-feira (7) - e a conseqüente saída de Hermas Brandão do cargo interino de chefe do executivo no mesmo dia o deputado tucano, que é presidente da Assembléia, não retomou sua cadeira em tempo de presidir a sessão plenária desta quarta-feira (8).
Pedro Ivo presidiu a sessão da Assembléia que começou às 15h e se encerrou pouco depois das 16h. Como presidente, foi ele quem assinou a promulgação do projeto aprovado na sessão de terça-feira (7) que decretou o fim do voto secreto dos deputados.
Às 17h30, Hermas Brandão retoma a presidência da Assembléia. A cerimônia de transmissão de posse será fechada, no gabinete da presidência.
Avaliação positiva
Fazendo um balanço dos seus 65 dias à frente da casa, Pedro Ivo Ilkiv disse que, mesmo com as dificuldades encontradas para conseguir quórum durante o período eleitoral a maioria dos deputados faltava às sessões para trabalhar em suas campanhas a avaliação do período é positiva.
"Quando precisamos, os deputados se fizeram presentes", observou Pedro Ivo.
Ele disse, também, que o fim do voto secreto é o fato mais importante deste legislativo, e não apenas do período em que esteve interinamente como presidente da Assembléia.
"Vivemos a era da transparência e da democracia plena. Nós temos que dar satisfação ao povo, aos nossos eleitores", comentou.
Desafio
Agora, Pedro Ivo se prepara para o que chama de um "grande desafio": manter diálogo com o governador reeleito Roberto Requião para que o Sul do Paraná, região que ele representa, seja contemplado com políticas específicas e adequadas para os pequenos agricultores do local.
O deputado petista diz que sempre manteve bom diálogo com Requião, mas que de agora em diante, sua "grande missão" será trabalhar pela região, onde 60% das terras ainda são de florestas e mais da metade dos agricultores são de pequeno porte.
"Para se ter uma idéia, em Cruz Machado, cidade com 18 mil habitantes, 85% deles vivem na roça", explica. De acordo com Pedro Ivo, a região carece de infra-estrutura e políticas de apoio a esses agricultores familiares.
Além disso, lembra o deputado, na região Sul o governador Requião não teve boa votação nesta eleição.
Sem CPI
A CPI dos Grampos, mais uma vez, não foi instalada na Assembléia. Pedro Ivo disse que nem mesmo os próprios deputados de oposição ao governo, que tinham requerido a instalação da Comissão, apresentaram nomes para fazer parte da CPI.
Como presidente da casa, Pedro Ivo tinha solicitado, na semana passada, que os líderes dos partidos indicassem, cada um, um representante para integrar a Comissão.
O prazo se encerra nesta semana, mas nenhum nome ainda foi indicado. "O deputado Hermas Brandão, retomando a presidência da casa, com certeza saberá tocar essa situação. Nós fizemos o que tinha que ser feito dentro dos prazos regimentais", concluiu Pedro Ivo.



