Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Oeste do PR

Penitenciária Federal de Catanduvas completa um ano de operação

O presídio federal de segurança máxima tem 157 presos, ou seja, 75% de sua capacidade

Veja como funciona uma das diversas formas de educação a distância |
Veja como funciona uma das diversas formas de educação a distância (Foto: )

A Penitenciária Federal de Catanduvas, no Oeste do Paraná, completa um ano de operação neste sábado (23). Nesse período, houve troca de direção, denúncias de torturas a preso, processos internos contra agentes penitenciários e falta de equipamentos, mas nenhuma fuga ou motim. A unidade é a primeira de um total de cinco que o governo federal pretende inaugurar até o próximo ano.

Doze meses depois, o presídio federal de segurança máxima tem 157 presos, ou seja, 75% de sua capacidade, que é de 208 pessoas em celas individuais. O narcotraficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, inaugurou o presídio um mês depois de sua inauguração oficial pelo então ministro da Justiça, Thomaz Bastos.

Além de Beira-Mar, o local reúne a "nata" do crime organizado brasileiro como Márcio dos Santos, o Marcinho VP, Elias da Silva, o Elias Maluco e o chileno Maurício Norambuena, entre outros.

O diretor do Sistema Penitenciário Federal, Wilson Salles Damázio, diz que a construção da penitenciária de Catanduvas é importante porque diminuiu a tensão no sistema penitenciário nacional. Ele diz que os presídios federais em operação (Catanduvas e Campo Grande) cumprem a sua função de diminuir a liderança de integrantes de facções criminosas de alta periculosidade e que estão tumultuando os sistemas estaduais.

Leia reportagem completa no site da versão impressa da Gazeta do Povo (Conteúdo exclusivo para assinantes)

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.