Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
até 2025

PepsiCo irá reduzir açúcar nas bebidas e sal e gordura saturada nos alimentos

Empresa se comprometeu a limitar as gorduras saturadas em seus snacks, como as batatas fritas, a um máximo de 1,1 gramas por cada 100 calorias e a aumentar sua oferta de bebidas sem calorias. Além disso, suas comidas não terão mais de 1,3 miligramas de sal por caloria

 | Antonio Costa/Gazeta do Povo/Arquivo
(Foto: Antonio Costa/Gazeta do Povo/Arquivo)

A PepsiCo anunciou nesta segunda-feira que reduzirá a quantidade de açúcares em suas bebidas em um momento em que circulam propostas de taxar bebidas com muito açúcar a fim de prevenir a obesidade. A fabricante da Pepsi, do Gatorade e dos sucos de frutas Tropicana prometeu que até 2025, pelo menos dois terços de suas 12 bebidas em lata (0,35 litros) terão no máximo 100 calorias.

A companhia também se comprometeu a limitar as gorduras saturadas em seus snacks, como as batatas fritas, a um máximo de 1,1 gramas por cada 100 calorias e a aumentar sua oferta de bebidas sem calorias. Além disso, suas comidas não terão mais de 1,3 miligramas de sal por caloria.

Um estudo publicado na semana passada por pesquisadores da Universidade de Boston criticava a Pepsi, e sua principal concorrente Coca-Cola, por investir milhões de dólares desde 2011 para combater a legislação que pretende baixar o consumo de refrescos através de impostos.

Preocupada pelo aumento da obesidade, a Organização Mundial de Saúde (OMS) propôs um aumento de impostos sobre as bebidas açucaradas para reduzir o consumo de refrigerantes.

Em nota, a PepsiCo informou que a “empresa pretende continuar a transformar seu portfólio de produtos por meio da oferta de opções mais nutritivas de alimentos e bebidas, reduzir o impacto ambiental e capacitar as pessoas ao redor do mundo”, disse.

As mudanças previstas pela companhia também dizem respeito às questões ambientais. Segundo a empresa, um dos objetivos é reduzir em 20% as emissões de gases do efeito estufa em toda a cadeia produtiva, incluindo os produtos agrícolas, até 2030. Além disso, também espera melhorar em 15% a eficiência do uso da água da cadeia de suprimentos agrícolas direta em áreas de alto risco hídrico, até 2025, e como isso economizar “o equivalente do total de água utilizada em operações de fabricação da PepsiCo”.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.