• Carregando...

Após 48 horas, o Corpo de Bombeiros e pescadores ainda não encontraram o pescador Pablo Luiz do Rosário, de 29 anos, que desapareceu depois de entrar em alto-mar no sábado (15), em Matinhos, no litoral do Paraná. As buscas pelo pescador foram paralisadas no início da noite desta segunda-feira (17) e voltam a ser feitas a partir das 6h30 desta terça-feira (18).

Segundo Altair do Rosário, tio do pescador, as buscas tiveram de ser suspensas nesta noite de segunda-feira porque o mar estava alto e agitado. Doze embarcações de pescadores continuam nas buscas nesta terça-feira, além de um barco que sairá de Guaratuba. O Corpo de Bombeiros também manterá suas equipes a procura do pescador. A área de busca será na direção Norte do Litoral, no sentido da Ilha do Mel e de Superagüi, para onde a correnteza pode ter levado o pescador.

Os pescadores ainda têm esperanças de encontrar Pablo com vida. As buscas vão se concentrar na Ilha dos Currais. "Esperamos encontrá-lo neste local", disse Altair. O capitão do Corpo de Bombeiros Jonas Emmanuel Benghi Pinto afirmou que as possibilidades de encontrar Pablo com vida são remotas, mas a possibilidade ainda não foi descartada. "Avisamos a Capitania dos Portos para que todas as embarcações próximas fiquem em prontidão caso visualizem algo", disse Pinto.

Desaparecimento

Nesta segunda-feira, três embarcações do Corpo de Bombeiros, além de 10 canoas de pescadores, fizeram buscas pelo pescador, desaparecido desde as 16 horas de sábado. Altair contou que o sobrinho saiu para o mar em uma canoa junto com um primo, Jefferson Luiz do Rosário. "Enquanto o primo descansava na proa do barco, o Pablo estava no leme, que fica na popa, na parte de trás", disse. "Quando o Jefferson acordou, o leme havia se desprendido da canoa e Pablo havia sumido".

Apesar da falta do leme, que controla a direção da embarcação, Jefferson conseguiu retornar à praia e procurou o Corpo de Bombeiros, por volta das 17 horas. Segundo o capitão Pinto, imediatamente os bombeiros iniciaram as buscas, com um jet-sky e a ajuda de três pescadores, em canoas.

No domingo (16), às 7 horas, as atividades foram retomadas, com duas lanchas dos batalhões de Guaratuba e Paranaguá e uma moto aquática da equipe de Matinhos, além de dez barcos de pescadores. "As buscas ficaram concentradas em uma área entre as ilhas de Currais e Itacolumi, onde o pescador desapareceu, a cerca de 15 quilômetros da costa", explicou Pinto.

O trabalho durou até o meio-dia, quando começou a chover e o mar ficou agitado, segundo os bombeiros. Apesar disso, as equipes encontraram o leme da canoa, próximo ao local onde Rosário desapareceu. "Imaginávamos que o pescador estaria agarrado ou perto do leme, mas ele não foi visto nas proximidades".

Chances remotas de vida

Segundo o capitão Pinto, os bombeiros consideram remotas as chances de encontrar o pescador com vida. "Já falamos com a família dele sobre nossas expectativas", disse. Mesmo assim, o capitão conta que a possibilidade não está descartada. "O Corpo de Bombeiros tem um prazo de 15 dias para trabalhar incessantemente. Depois disso, o prazo ainda pode ser prorrogado, dependendo da avaliação das circunstâncias".

A família prefere não pensar no pior. "Ele é um pescador experiente, bom nadador e surfista", disse Altair do Rosário. Segundo o tio, Pablo pesca desde os nove anos de idade, quando aprendeu a atividade com o pai.

Um avião das Forças Armadas e um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF) também estão de prontidão para auxiliar nas buscas, mas ainda não foram utilizados, por causa das más condições de visibilidade, segundo o os bombeiros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]