Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Contaminação

Pesquisa identifica agrotóxico em amostras de leite materno no Mato Grosso

Uma pesquisa feita com 62 amostras de leite materno em Mato Grosso mostrou que todas estavam contaminadas por substâncias agrotóxicas. As mulheres, que estavam amamentando seus bebês, são do município de Lucas do Rio Verde, de 45 mil habitantes, um dos cinco maiores produtores de grãos do estado. As mães, pesquisadas pela Universidade Federal do Mato Grosso, têm bebês com idades que vão de duas a oito semanas de vida.

Seis substâncias foram detectadas nas amostras de leite materno. Uma delas é proibida no Brasil há 10 anos. O professor Wanderlei Antonio Pignati, orientador da pesquisa, afirma que não existe legislação que estabeleça o limite de agrotóxico no leite materno, apenas no leite de vaca. Na pesquisa, segundo ele, alguns resíduos estavam acima do permitido até mesmo para o leite de vaca.

Em 2009, o município cultivou 410 mil hectares de soja e milho e utilizou 5,162 milhões de litros de agrotóxicos. A Associação Nacional de Defesa Vegetal, que reúne os produtores de defensivos agrícolas, afirma que os produtos são rigorosamente avaliados pelas autoridades antes de serem vendidos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.