Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Prefere ser vice

Pessuti renuncia à vaga de conselheiro do TC

O vice-governador, Orlando Pessuti, renunciou nesta quarta-feira (6) à vaga de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TC). A carta com a renúncia, foi lida em sessão da Assembléia Legislativa, pelo presidente Hermas Brandão (PSDB).

"O motivo pelo qual renuncio a tão nobre e elevada função se deve à minha eleição ao cargo de vice-governador do Estado nas eleições de outubro de 2006", explicou, na carta, o governador em exercício.

O próximo ocupante da cadeira no TC, que era ocupada pelo ex-conselheiro Quielse Crisóstomo, morto no começo do ano, terá de conseguir maioria absoluta em votação em plenário.

Se os 54 deputados estiveram presentes na sessão, são necessários 28 votos para que a eleição seja decidida no primeiro turno. Caso contrário, será realizada uma nova votação na seqüência com os dois candidatos mais votados.

Logo após o anúncio da renúncia, o deputado José Domingos Scarpellini (PSB) subiu à tribuna e se lançou candidato. A vaga, no entanto, pode ser ocupada por Hermas Brandão (PSDB), que conta com o apoio do governo e teve que deixar sua candidatura de vice-governador nas mãos de Pessuti, após decisão da Justiça eleitoral que impediu a coligação PMDB-PSDB no Paraná.

Agora, a Mesa Executiva da Assembléia deve abrir novo prazo de inscrição para os candidatos, que terão os currículos analisados e serão sabatinados por uma comissão especial.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.