Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Contrabando

PF descobre 15 mil projéteis para armas de grosso calibre em propriedade rural

Polícia suspeita que munição apreendida na Região Oeste seria levada ao Rio de Janeiro

Vídeo | RPC TV
Vídeo (Foto: RPC TV)

Cascavel – Cerca de 15 mil cartuchos de armas de fogo foram descobertos pela Polícia Federal (PF), ontem, em uma propriedade rural de Vera Cruz do Oeste, na região de Cascavel. A munição, contrabandeada do Paraguai, estava escondida na mesma área onde, há dez dias, foram encontrados outros 46 mil cartuchos de diversos calibres. O delegado José Alberto Iegas, responsável pela apreensão, suspeita que o carregamento pertence ao crime organizado em razão da quantidade e das características da munição.

Os policiais se surpreenderam com o grande número de cartuchos de calibre ponto 30, para armamento pesado, capaz de perfurar a blindagem de veículos especiais, como carro-fortes, e até derrubar helicópteros. Também havia muita munição para fuzis AR-15, calibre 7,62 e pistolas nove milímetros.

A área em que as duas cargas de projéteis foram encontradas pertence a João Klanobski, 34 anos, mais conhecido como João Tatu. Ele está preso desde a primeira operação da PF na propriedade, no dia 28 de julho. Na ocasião, Klanobski disse que receberia dinheiro para estocar a munição.

Segundo o delegado, os cartuchos provavelmente seriam levados para o Rio de Janeiro e os carregamentos só não teriam sido feitos no último mês por causa do reforço no policiamento durante os Jogos Pan-Americanos. Iegas não quis dar mais detalhes sobre a apreensão de ontem, alegando que as investigações ainda estão em andamento.

Segundo suspeitas da PF, a munição foi trazida do Paraguai pelo Lago de Itaipu e deve ter entrado no Paraná pela região de Santa Helena, no Oeste do estado. A polícia vem investigando rotas alternativas em toda a região, mas admite a dificuldade para conseguir cobrir as milhares de propriedades rurais ao longo do lago.

A munição estava escondida sob lonas, no meio de uma área de mato, na zona rural de Vera Cruz do Oeste, a pouco mais de 100 metros do local onde a PF encontrou o primeiro lote. Agricultores teriam descoberto por acaso os cartuchos e acionaram a polícia.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.