• Carregando...

A Polícia Federal (PF) deflagrou, em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), uma operação para coibir o desmatamento de áreas nativas de mata nos municípios de União da Vitória e Cruz Machado, ambas no Sudoeste do Paraná.

Operação da PF desarticula esquema de R$ 3 bilhões em lavagem de dinheiro

Ação cumpre mandados nos estados de São Paulo (Araras, Indaiatuba e Santa Bárbara do Oeste), Rio (Resende) e Paraná (Curitiba)

Leia a matéria completa

A operação, batizada de Santa Clara (a protetora das plantas) teve a participação de 40 policiais federais e 20 agentes do órgão ambiental. A intenção era a de cumprir 15 mandados, sendo dez de condução coercitiva (quando o alvo é levado para depor) e cinco mandados de busca e apreensão. As ordens judiciais foram cumpridas nas duas cidades paranaenses e em Joinville, em Santa Catarina.

Segundo texto enviado pela PF, as investigações mostraram que árvores eram arrancadas da mata nativa do entorno dos dois municípios do Paraná e transformadas em carvão. Para maquiar a origem ilegal do produto, os suspeitos adquiriam documentos falsos, para simular que o combustível era proveniente do Paraguai.

A PF informou ainda que, durante as investigações, foram apreendidos documentos falsos, caminhões e toneladas de cartão obtido com a queima de árvores de mata nativa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]