
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, determinou que a Polícia Federal abra inquérito para apurar a origem do boato sobre a suspensão do Programa Bolsa Família. A informação falsa de que só seria possível sacar o benefício até sábado levou muitas pessoas às agências da Caixa Econômica Federal e dos Correios e resultou em tumultos.
A Presidência da República detectou a informação em estados como a Paraíba, o Amazonas, o Maranhão e o Rio de Janeiro. O boato se espalhou pelas redes sociais e beneficiários passaram a perguntar se o Bolsa Família seria suspenso ou cancelado.
Ontem à tarde, a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, fez um apelo para que a população siga o calendário do governo para o saque do benefício do Programa Bolsa Família e não procure as agências da Caixa Econômica Federal e dos Correios antes da data.
Para a ministra, o boato de que o programa seria suspenso não prejudica o governo, mas a população. "Não consigo entender o que alguém ganharia [com o boato]. O governo não vai ser prejudicado, pois o Bolsa Família já está consolidado. Esperamos que seja um mal entendido", disse.
Um levantamento da Caixa Econômica Federal mostra que na Região Nordeste houve tumulto para tentativa de saque em nove agências de Alagoas, 15 da Bahia, 14 de Pernambuco, 18 da Paraíba, 34 do Ceará, 8 do Piauí e 13 do Maranhão.
Segundo o banco, foi registrada confusão ainda no Rio Grande do Norte e em Sergipe. Mais cedo, a Presidência da República havia relatado também uma corrida de beneficiários a agências da Paraíba e do Amazonas.
No Rio de Janeiro, os casos mais graves foram registrados em Queimados e Nova Iguaçu, onde vidros das agências e alguns terminais foram quebrados pela multidão que buscava sacar o auxílio federal.
Funcionários foram acionados para irem às agências desmentir o boato. Em algumas agências, havia também avisos pendurados, com relatos de sites noticiosos que traziam o desmentido oficial do boato.
Segundo a assessoria do Top Shopping, em Nova Iguaçu, cerca de 2 mil pessoas estavam na fila ontem para tentar sacar dinheiro na Caixa, mas não houve tumulto nem intervenção dos seguranças.
No Nova América, na zona norte do Rio, a fila não cabia na agência e se estendia pelos corredores do shopping.
O calendário de pagamento está no site www.caixa.gov.br e pode ser consultado pelo telefone 0800 726 0101.



