Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Fronteira

PF prende 17 pessoas na operação Brasiguai

Presos formavam uma quadrilha internacional de drogas, especializada em cocaína

Polícia Federal desmantela quadrilha internacional de tráfico de drogas em Foz do Iguaçu | Marcos Labanca / Gazeta do Povo
Polícia Federal desmantela quadrilha internacional de tráfico de drogas em Foz do Iguaçu (Foto: Marcos Labanca / Gazeta do Povo)

O Núcleo de Operações da Polícia Federal (PF) em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, prendeu 17 pessoas nesta terça-feira (31) durante a Operação Brasiguai, que desmantelou uma organização criminosa que atuava no tráfico internacional de drogas e tinha como base a cidade da fronteira. Entre os 17 presos, quatro deles já se encontravam detidas em cadeias do Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. A investigação durou de cerca de nove meses e foi autorizada pela 2ª Vara Federal Criminal de Curitiba.

Ao todo, foram realizadas 36 buscas durante a operação em 33 endereços diferentes nas cidades de Foz do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Ramilândia e Santa Lúcia, no Paraná; além de Florianópolis (SC), Balneário Camboriú (SC), Belo Horizonte (MG) e Juiz de Fora (MG). Entre as apreensões realizadas nesta terça, os policiais recolheram oito veículos (a maioria de luxo) e uma arma de fogo.

Durante toda a operação, foram instaurados 18 inquéritos policiais. Com isso, a polícia apreendeu 600 quilos de cocaína, três toneladas de maconha, 26 veículos e R$ 93,1 mil em dinheiro. Ainda foram registradas 24 prisões em flagrante.

Esquema

Segundo a PF, a quadrilha era especializada em cocaína e utilizava carros de luxo para ocultar a droga. Motoristas eram contratados e tinham os carros registrados em seus nomes, para não levantar suspeitas. A droga comercializada pelo grupo vinha da Bolívia e Paraguai e era enviada para as principais cidades das regiões Sul e Sudeste. Alguns dos investigados na ação, mesmo presos, seguiam comandando o tráfico de dentro de presídios.

A operação começou a partir de duas apreensões ocorridas em outubro de 2010, quando policiais abordaram dois veículos de alto padrão em Francisco Beltrão e Curitiba, que estavam levando 99 quilos de cocaína. Duas pessoas, que estavam no carro abordado em Curitiba, foram presas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.