Oito pessoas acusadas de terem participado de assaltos a bancos, posto de combustível e duas lojas de materiais de construção foram presas na manhã de ontem pela Polícia Federal (PF), durante a operação França em Curitiba e Colombo, na região metropolitana. Nove mandados de prisão começaram a ser cumpridos a partir das 6 horas. O nome da operação foi baseado no sobrenome do provável chefe do grupo, João Sadi da Silva França, 25 anos, preso pelos agentes da PF. Além de França, foram presos Aldeir da Silva Arruda, Alceu Martins de Arruda Júnior, Andressa da Silva Arruda - que segundo a PF seriam parentes , Valdir Chagas de Moraes, Valdir de Souza, Edgar Mendes Gomide e Inaldo Silva.
De acordo com o chefe do Departamento de Comunicação da PF, Altair Menosso da Costa, foram apreendidas com os suspeitos quatro armas, celulares e um rádio que monitorava a freqüência dos aparelhos da Polícia Militar. Menosso afirma ainda que o grupo atuava sempre à noite e armado. Para praticar os delitos, eles danificavam o sistema de alarme das empresas. "Até mesmo os cachorros da vizinhança foram mortos pelos bandidos para que não atrapalhassem a ação", conta Menosso.
A PF informou que a quadrilha planejava outro assalto a uma agência bancária nos próximos dias, em São João do Triunfo, no Sudoeste estado. "Por meio do monitoramento da quadrilha conseguimos apurar as informações. Além disso, o grupo estava esquematizando o seqüestro de gerentes de agências bancárias" afirma Menosso.
A quadrilha é acusada de roubar R$ 78 mil em um assalto a uma agência da Caixa Econômica Federal no dia 30 de junho, em Colombo, região metropolitana de Curitiba. Das lojas de materias de construção e do posto de combustíveis, o grupo teria levado cerca de R$ 200 mil.
Carros
Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperaram dois carros roubados na capital. A ação da polícia ocorreu em Colombo, região metropolitana de Curitiba, próximo a BR-116, no início da madrugada de ontem. Houve troca de tiros, mas segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) ninguém ficou ferido. Jeferson Cabral, de 21 anos, foi preso. Um segundo envolvido fugiu.
Conforme a PRF, a informação do roubo chegou via denúncia anônima. Na seqüência, equipes saíram em patrulhamento e avistaram os automóveis Fox e Gol que teriam sido levados pelos acusados. Durante a perseguição, houve troca de tiros. Os dois suspeitos teriam abandonado os veículos e tentado fugir. Um conseguiu escapar.



