Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Operação Persistência

PF prende policiais por suspeita de corrupção em SP

Também foram presos um ex-policial civil e um ex-PM nesta segunda. Quadrilha exigia dinheiro para não prender empresários

Sete pessoas foram presas nesta segunda-feira (23) - entre elas dois policiais federais, um ex-policial civil e um ex-policial militar – em uma operação da Polícia Federal para desarticular uma quadrilha suspeita de praticar crimes de corrupção passiva, concussão (usar cargos públicos para obter vantagens) e extorsão. A chamada Operação Persistência também cumpriu 11 mandados de busca e apreensão.

De acordo com a PF, a quadrilha exigia dinheiro de diversos empresários e sacoleiros da Grande São Paulo que faziam compras no Paraguai para não efetuarem prisões ou apreensões de mercadorias. As investigações tiveram início em novembro de 2008.

Ainda segundo a PF, os policiais e ex-policiais presos faziam parte do núcleo da quadrilha. O ex-policial civil havia sido expulso da corporação por suspeita de cometer crimes semelhantes. Já o ex-PM foi condenado em 2001 a 23 anos de prisão pela morte de Alcioni Serafim de Santana, delegado da PF e ex-corregedor que investigava a corrupção na corporação.

Durante o cumprimento dos mandados, emitidos pela Justiça Federal, foram encontradas armas, carteiras policiais falsas e veículos roubados. Também foi apreendido dinheiro. Os empresários que foram vítimas dos suspeitos serão intimados para prestar depoimento.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.