Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Operação Ajubá

PF prende quadrilha que trazia drogas do Paraguai escondidas em pneus

Em seis meses, operação apreendeu mais de 4,3 toneladas de drogas. No total, 13 pessoas foram presas, acusadas de integrar o grupo

Três pessoas foram presas preventivamente pela Polícia Federal (PF), nesta quarta-feira (9), em Foz do Iguaçu, no Oeste do estado. Elas são acusadas de integrar uma quadrilha especializada no tráfico internacional de drogas. De acordo com as investigações, o grupo trazia os entorpecentes do Paraguai escondidos em fundos falsos de veículos e dentro de pneus de caminhões. Ao longo da operação, 4,3 toneladas de drogas foram apreendidas.

A operação – batizada de Ajubá ("amarelo", em tupi-guarani) – teve suas investigações iniciadas há seis meses. Neste período, além das três pessoas presas temporariamente nesta quarta-feira, outras dez já haviam sido detidas em flagrante. De acordo com a PF, a quadrilha tinha bases em três cidades diferentes: Ciudad del Este, no Paraguai, e Foz do Iguaçu e Santa Terezinha do Itaipu, na região Oeste do Paraná.

Para cruzar a Ponte da Amizade, o grupo ocultava a droga em carros e caminhões. Em alguns casos, os entorpecentes eram escondidos em meio a cargas lícitas. Durante os seis meses de operação, foram apreendidos 4,2 toneladas de maconha, 136 quilos de cocaína e 336 frascos de lança-perfume. Segundo a PF, assim que cruzava a fronteira, a droga era remetida a várias regiões do Brasil, principalmente ao Sul e estado de São Paulo.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.