Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Quadrilhas

PF realiza operações Canaã e Overbox no Paraná

A Polícia Federal (PF) iniciou nesta quarta-feira as Operações Canaã e Overbox em três estados brasileiros (São Paulo, Minas Gerais e Paraná). As ações da PF têm como missão cumprir 60 mandados de busca e apreensão e cerca de 50 mandados de prisão. No Paraná, agentes saíram de Curitiba rumo a Umuarama, região Noroeste do estado, para o cumprimento de um mandado de busca e apreensão.

A ramificação paranaense é pequena, mas integra uma rede de crimes organizada, e espalhadas por aeroportos e agências da Polícia Federal nos três estados. Os acusados e procurados estão envolvidos em crimes de falsificação de vistos e passaportes, envio de pessoas ilegalmente ao exterior, além de contrabando e descaminho. Entre os mandados estão vários servidores da Receita Federal e um funcionário da Polícia Federal.

A Operação Canaã pretende desmantelar uma quadrilha que facilita o envio ilegal de pessoas a países como México, Estados Unidos e Europa. A quadrilha, segundo a PF, tem características do crime organizado, já que cada membro tinha função específica, por exemplo, agenciadores, falsificadores, intermediadores e policiais federais.

Já a Operação Overbox tenta desarticular um esquema de facilitação para a entrada de produtos ilegais, isentos do pagamento de impostos. Iniciadas em 2003, as investigações apontam o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, como principal porta de entrada dos contrabandos.

As duas operações foram iniciadas simultaneamente para tentar desarticular as organizações criminosas, já que a PF identificou integrantes que atuam nas duas quadrilhas simultaneamente. Todos os mandados foram expedidos pelo juiz federal Fernando Marcelo Mendes, da Justiça Federal de Guarulhos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.