Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Partidos

PFL muda de nome e novo presidente assume amanhã

Brasília – O deputado Rodrigo Maia (RJ) assume amanhã a presidência do PFL rebatizado de Democratas (DEM), com um objetivo: reconstruir a legenda, recuperando o espaço perdido no Nordeste e saindo dos grotões para ganhar os grandes centros urbanos, inclusive as periferias. Tudo isso na oposição ao Planalto e de olho no lançamento de um candidato à sucessão do presidente Lula em 2010. Sem as facilidades do governo para conquistar votos, Maia não tem dúvidas de que é preciso mudar.

"Vamos ter de crescer pelo convencimento, aproximando-nos da sociedade". Ele conta que sua receita para chegar lá tem inspiração em uma frase que ouviu do senador Marco Maciel (PFL-PE). "O DEM fará oposição crítica no parlamento e oposição propositiva nas ruas".

Embora a eleição só vá ocorrer amanhã, o nome de Maia foi anunciado formalmente pelo presidente atual do partido, Jorge Bornhausen. É que o prazo para a apresentação de novas chapas para disputar o comando partidário encerrou-se ontem e apenas a chapa de Maia foi inscrita. Com isso ele será aclamado presidente sem disputa.

A troca de nome do partido faz parte de uma ofensiva para inverter a trajetória declinante do PFL, que vem reduzindo a cada eleição o número de governadores, prefeitos, deputados federais e estaduais. A idéia inicial era mudar o nome do PFL para Partido Democrata (PD). Mas os pefelistas desistiram porque a sigla PD é abreviatura de pederasta em boa parte dos países da Europa. A sigla da nova legenda será DEM.

Os democratas terão duas plataformas e cinco bandeiras. "Os democratas têm o dever de sustentar as plataformas da defesa do meio ambiente e dos direitos humanos e de defender avanços em suas cinco bandeiras, que são o emprego, a educação, a saúde, a segurança e habitação", resumiu Bornhausen.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.