Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
justiça

Piloto contradiz colega em depoimento sobre acidente da Gol

Joseph Lepore disse que não discutiu plano de voo do jato Legacy antes de acidente. Jan Paul Paladino afirmou, nesta quarta, que houve debate sobre plano

Brasília - Manifestantes protestam durante depoimento do piloto norte-americano Joseph Lepore e Jan Paul Paladino | Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr
Brasília - Manifestantes protestam durante depoimento do piloto norte-americano Joseph Lepore e Jan Paul Paladino (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

O piloto norte-americano Joseph Lepore, contradisse, na tarde desta quinta-feira (31), o depoimento do também piloto Jan Paul Paladino, durante videoconferência, em Nova York. Ele responde, pela primeira vez, a perguntas feitas pelo juiz federal Murilo Mendes, responsável pelo processo que apura o acidente envolvendo o jato Legacy e o Boeing da Gol, ocorrido em setembro de 2006, e que vitimou 154 pessoas.

Em suas declarações, Lepore disse que não chegou a discutir com Paladino o plano de voo, especificamente o ponto em que tratava da altitude de voo. Nesta quarta-feira (30), durante seu depoimento, Paladino declarou que debateu o plano de voo por cerca de 30 minutos antes de decolar com o jato Legacy, antes da colisão com o Boeing.

Paladino, que também estava em Nova York, prestou depoimento à Justiça brasileira durante sete horas, por meio de videoconferência. Ele negou que tivesse ocorrido falhas técnicas durante o acidente com o Boeing. O piloto entrou em contradição ao negar que tivesse dito que o transponder estava desligado no momento do acidente aéreo. A voz dele aparece na gravação da cabine de pilotagem, que está presente na caixa-preta do jato Legacy. Ele negou que tivesse ligado o equipamento apenas após o acidente e que já tivesse pilotado um jato Legacy.

Ferramenta inédita

O depoimento dos pilotos do Legacy está sendo feito na sede do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, do Ministério da Justiça. O departamento foi o órgão do governo brasileiro responsável por fazer a negociação entre a Justiça brasileira e a Justiça norte-americana para que a videoconferência fosse realizada. É a primeira vez que o governo brasileiro realiza uma cooperação jurídica internacional tendo como finalidade a tomada de um depoimento por videoconferência.

Processo

Paladino e Joseph Lepore eram pilotos do jato Legacy, que colidiu com o avião da Gol. Eles são acusados pelo crime de atentado à segurança do tráfego aéreo brasileiro, que tem pena prevista de 1 a 5 anos de prisão. O crime prescreve em junho deste ano, mas o juiz Murilo Mendes disse, nesta terça-feira (29), que pretende sentenciar o caso ainda em abril.

"A sensação de impunidade vai acabar. Todos os erros cometidos por ele tornaram o acidente possível. Fatalidade é um raio atingir um avião, o que não é o caso", disse Angelita Rosicler de Marchi, presidente da Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do voo 1907.

Andamento do processo

Em janeiro, a Justiça Federal em Brasília ouviu depoimentos de três testemunhas, entre elas o brigadeiro Jorge Kersul Filho, chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) na época do acidente.Nesta terça-feira (29), o juiz federal ouviu o depoimento dos controladores de voo Jomarcelo Fernandes dos Santos e Lucivaldo Tibúrcio de Alencar, em audiência realizada no auditório do Tribunal Regional Federal (TRF). "Este é o último ato antes da sentença e isso não vai passar o mês de abril."

Santos e Alencar trabalhavam na torre de controle de voo do Cindacta de Brasília, quando ocorreu o acidente aéreo. No processo, os dois respondem pelos crimes de omissão e negligência.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.