
Quem quiser fazer manobras e dar umas voltas na Praça do Gaúcho, como é conhecida a pista de skate ao lado do Cemitério Municipal em Curitiba, tem mais três dias. A partir de segunda-feira (31) a pista será fechada para uma revitalização e os praticantes com seus skates terão que esperar por dois meses para poderem voltar a deslizar numa das pistas mais tradicionais e queridas da cidade. Funcionários da empresa contratada pela prefeitura para a revitalização já começaram a cercar o local com compensados nesta quinta-feira (27).
A Praça do Redentor passará por uma revitalização completa. Serão colocadas câmeras de segurança, novas floreiras e bancos, a calçada será trocada, a iluminação reforçada e uma pequena arquibancada será construída ao lado da pista de skate para eventos.
O vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB) apresentou a emenda ao orçamento de 2009 de Curitiba, em abril, para a revitalização completa da praça. "A ideia é tornar o local mais seguro para comerciantes e frequentadores", disse Côrtes, na época em que a emenda foi aprovada, ao site de notícias da Câmara.
"Tapete"
Todo o piso antigo da pista de skate será quebrado e serão colocados ferros e um novo piso chamado granilite. A estrutura da pista permanecerá a mesma, somente os "carrinhos" vão deslizar com mais "gosto" pelo piso. Um dos frequentadores mais felizes com a revitalização da praça é o skatista curitibano Daniel Vieira, de 27 anos. "Ando de skate aqui desde 1993, aprendi a andar nesta pista", afirmou.
Vieira é skatista profissional há dez anos e é pentacampeão europeu, tricampeão brasileiro e campeão mundial na categoria street. "A revitalização da pista é um sonho. Muita gente vai voltar a andar aqui quando estiver tudo arrumado", explicou.
As câmeras de segurança terão monitoramento 24 horas e serão instaladas para coibir o consumo e venda de drogas no local. Os equipamentes serão similares aos usados no Centro e na Rodoferroviária. Daniel Vieira participou da comissão que brigou pela revitalização do local. "A pista estava abandonada, desde que foi criada só fizeram tapa buracos", definiu o skatista, que conquistou o circuito mundial em Roma, neste ano. Os skatistas que pretendem se despedir do antigo piso do Gaúcho têm até o fim da tarde de domingo para dar o último "rolê".






