Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
afonso pena

Pistas do aeroporto serão fechadas de madrugada

Obras são para pavimentação das vias que as aeronaves percorrem após aterrissar. Apenas a chegada de aviões cargueiros deverá ser afetada

Canteiro de obras começa a ser instalado para reforma das pistas de taxiamento de aeronaves | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
Canteiro de obras começa a ser instalado para reforma das pistas de taxiamento de aeronaves (Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo)

As duas pistas de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, estão sendo fechadas durante a madrugada devido a obras de pavimentação nas taxiways – as vias que as aeronaves percorrem após aterrissar rumo aos pátios e ao terminal. Os trabalhos iniciaram quinta-­feira e, até o fim de setembro, as pistas ficarão fechadas da meia-noite até as 6 horas.

Durante o fim de 2011 e o primeiro semestre do ano passado, outras obras também mudaram a rotina de voos no Afonso Pena e fizeram com que companhias aéreas tivessem de remanejar ou cancelar viagens. A Infraero, desta vez, optou por fazer as intervenções sem afetar a escala de voos – durante o período de fechamento, não há viagens programadas, apenas a chegada de aviões cargueiros.

A partir do fim de setembro, a janela de obras será deslocada para os fins de semana. A pista principal ficará fechada das 13 horas de sábado até o meio-dia de domingo e os voos comerciais deslocados para a pista auxiliar, que é cerca de 400 metros menor e tem mais restrições – não possui o auxílio do sistema de pouso por instrumentos ILS 2, por exemplo. Mesmo assim, o superintendente do aeroporto, Antonio Pallu, prevê que os passageiros não serão afetados com a mudança temporária.

"A janela de intervenções foi estipulada em comum acordo com as companhias áreas. Lógico que não existe impacto zero, mas teremos ao menos uma pista em operação", defende Pallu.

A Infraero afirma que ficará a cargo das empresas remanejar eventuais voos com cargas para depois do horário de interdição. Atualmente, o único voo diário que chega ao aeroporto durante a madrugada é uma aeronave dos Correios.

Restauração

As obras no aeroporto custarão R$ 21,5 milhões e contemplam a recuperação da pavimentação de oito taxiways, alargamento dos acostamentos, instalação de luminárias no eixo dos acessos e adequação das sinalizações luminosa e vertical. As intervenções são mais uma etapa da preparação para a instalação do ILS 3, sistema que deve permitir a aterrissagem das aeronaves mesmo com nevoeiros.

Mês passado, a Infraero assinou a ordem de serviço para a aquisição de um radar de superfície que também é requisito para o ILS 3. A implantação do novo sistema, adiada várias vezes, chegou a ser cogitada já para a Copa do Mundo de 2014, mas o prazo mais recente é somente para dezembro do ano que vem. Além de Curitiba, o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, também receberá o ILS 3.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.