Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Mudança de plano

Planalto desiste de fazer projeto antivandalismo

Governo Dilma pretende discutir com os líderes partidários para aprovar uma das propostas já em andamento no Congresso

O governo federal recuou e não irá enviar ao Congresso o projeto de lei contra vandalismo em manifestações. A ideia agora é discutir com os líderes partidários para aprovar uma das propostas já em andamento no Legislativo.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou que, como há diversos projetos sobre o assunto em tramitação no Congresso, seria mais ágil incluir as propostas do governo em um desses projetos, em vez de enviar um projeto próprio do Planalto.

"Se o governo encaminhar mais um projeto, o que vai acontecer é que nós não vamos conseguir com rapidez ter a aprovação de nada."

O ministro pretende conversar sobre o assunto na próxima semana com os presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). "Já falei por telefone com eles, que foram receptivos à ideia", afirmou.

Questionado, o ministro negou que o governo tenha desistido de um projeto próprio. "Pode acontecer de apresentar o projeto próprio, mas quero ver se construo consenso previamente."

Desde fevereiro o governo federal discutia um projeto de lei para coibir vandalismo nos protestos, para dar uma resposta à violência nas manifestações, pressionado pela morte do cinegrafista Santiago Andrade no Rio de Janeiro.

Há ao menos 12 projetos de lei sobre o assunto na Câmara e outros 4 no Senado.Estava em discussão no governo federal a proposta de enquadrar no crime de desobediência o manifestante que esconder o rosto após já ter sido flagrado previamente pela polícia utilizando máscara em atos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.