O Grupamento Aeropolicial de Resgate Aéreo (Graer) poderá utilizar a partir desta sexta-feira (20) aeronaves em operações policiais durante a noite. A permissão foi adicionada ao acordo que a corporação tem com o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II). Este órgão é responsável por controlar todas as aeronaves que trafegam na Região Sul e parte do Sudeste do Brasil.
O tenente-coronel Adonis Nobor Furuushi, comandante do Graer, explica que as aeronaves da polícia precisam ter uma autorização especial do Cindacta II para poderem voar. No acordo anterior que previa essa autorização, o Graer podia fazer operações em Curitiba e região apenas durante o dia. Com o novo pacto, os helicópteros da Polícia Militar (PM) poderão sair para missões e terão prioridade para pouso e decolagem. “Nossa aeronave também pode voar de uma forma diferenciada. Pode decolar abaixo dos padrões [mínimos de visibilidade] e pode fazer pousos em locais não homologados”, diz Furuushi.
Ele explica que um empresário que tem um helicóptero necessita de autorização prévia para pousar no campo de futebol que tem atrás da sua casa, por exemplo. Já os helicópteros do Graer têm autorização para utilizar qualquer local que comporte um pouso em segurança. Seja uma rodovia em que há um suspeito em fuga ou então no auxílio a uma situação de emergência como um acidente de trânsito, para citar algumas situações hipotéticas.
Os voos noturnos têm características diferenciadas e foi necessário treinar os policiais para que possam exercer esse tipo de atividade. Além disso, há duas aeronaves específicas que têm capacidade para funcionar com um dispositivo novo. Uma câmera especial tem tecnologias como visão noturna e identificação térmica. O sensor do dispositivo pode captar o calor de corpos dentro de prédios ou veículos e tem a capacidade de fazer imagens detalhadas sem luz. As duas coisas auxiliam os policiais em ação a ter visão de detalhes em qualquer circunstância. A tripulação do helicóptero também está armada e em casos extremos pode ser autorizada a efetuar disparos.



