Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
rmc

PM cumpre mandados judiciais e prende 11 em condomínio de São José dos Pinhais

Ação da corporação foi realizada no condomínio residencial Serra do Mar, no bairro Rio Pequeno

Uma operação envolvendo mais de 160 policiais, entre agentes do Batalhão de Operações Especiais (Bope), cavalaria e um helicóptero, tomou o condomínio Serra do Mar, no bairro Rio Pequeno, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), na manhã desta sexta-feira (12). O local é considerado um dos pontos críticos da cidade quando o assunto é violência.

De acordo com informações da Polícia Militar (PM), desde que o conjunto de apartamentos foi inaugurado, já foram registradas 8 mortes, sendo algumas resultantes da briga de gangues e outras de confronto com polícia. Por conta do histórico e também de denúncias recentes, forças policiais iniciaram uma investigação para tentar desmantelar o tráfico de drogas que toma conta do lugar.

Dos 550 apartamentos, 25 foram alvo da operação e tiveram mandados de busca e apreensão executados. No total, 11 pessoas foram presas, além de um revólver calibre 38, um revólver caseiro calibre 20 e uma espingarda de pressão. Os policiais apreenderam também munição, dois coletes balísticos e duas balanças de precisão.

Tráfico

A investigação da PM apontou que, atualmente, os traficantes atuam como “síndicos” no condomínio residencial. Moradores denunciaram que entre os abusos dos criminosos estão a cobrança de “pedágio” e a lei do silêncio. “Essa operação foi feita após denúncia da população. Tem muita gente de bem ali, mas o povo tem medo de falar e sofrer represália”, comentou o capitão Periguary, do 17° Batalhão da PM, responsável pela operação.

Como muitos moradores do condomínio foram realocados de áreas de risco, como invasões, os traficantes os obrigam a vender o imóvel a um valor baixo e passam a exigir uma espécie de aluguel para que os moradores não precisem deixar o apartamento.

Somente nos apartamentos vistoriados pela polícia foram encontradas 115 g de cocaína, 40 g de maconha e também um pé da droga.

Pacificação

A presença dos policiais dentro do condomínio deve acontecer por mais alguns dias, segundo a PM. Além disso, a Guarda Municipal (GM) também irá atuar na região para impedir que traficantes e bandidos retomem o controle do conjunto.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.