Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Aviação

Pneu estoura e jato cai na Baía de Guanabara

Avião teve perda total. Resgate demorou 8 horas e Aeroporto Santos Dumont foi fechado quatro vezes

Learjet ficou com os dois motores e parte da cauda submersos. Os três ocupantes foram resgatados com vida | Sérgio Moraes/Reuters
Learjet ficou com os dois motores e parte da cauda submersos. Os três ocupantes foram resgatados com vida (Foto: Sérgio Moraes/Reuters)

Um jatinho da OceanAir, prefixo PT- LXO, caiu na manhã de ontem com três pessoas a bordo perto da cabeceira do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. O acidente ocorreu às 9h33 e o Learjet só foi içado às 17 horas. O avião varou a pista e acabou caindo na Baía de Guanabara. Um pneu teria estourado na aterrissagem, de acordo com testemunhas. Piloto, copiloto e outro funcionário da empresa foram resgatados e passam bem.Os dois motores e parte da cauda ficaram submersos. Várias equipes da Polícia Federal, dos Bom­beiros, da Marinha e da Aero­náutica também trabalharam na operação para não deixar que a maré arrastasse o avião para o mar. Um guindaste com capacidade para içar até 250 toneladas resgatou o jatinho.

O diretor de Operações da OceanAir Táxi Aéreo, comandante Ricardo Santos, disse que uma falha mecânica ou eletrônica fez com que o piloto perdesse as indicações de instrumentos e a comunicação com a torre de controle do aeroporto, ainda durante o processo de decolagem. Ele retornou em seguida, quando caiu na baía.

Segundo Santos, a aeronave avaliada em US$ 10 milhões provavelmente teve perda total. Ele descartou a hipótese de falha humana. Para ele, o piloto, com 40 anos de experiência, agiu corretamente. Em cinco dias a empresa deve emitir um laudo extraoficial apontando as causas do acidente. Laudo oficial só poderá ser emitido pela Aeronáutica.

O fechamento da pista principal do Aeroporto Santos Dumont fez com que as instalações ficassem lotadas de passageiros em busca de informações sobre seus voos. Balanço da Infraero mostrou que dos 168 voos previstos até as 22 horas de ontem, 57,1% apresentaram problemas: 50 foram cancelados, 46 sofreram atrasos e 16 chegadas foram transferidas para o Aeroporto Tom Jobim. Foram vários fechamentos ao longo do dia. O mais longo, das 15h57 às 17h05, aconteceu para a retirada da aeronave. Apenas a pista auxiliar foi reaberta.

O avião da OceanAir levaria a apresentadora Xuxa Meneghel para a cidade do Recife. Ela não estava a bordo no momento do acidente e mais tarde embarcou em outro jatinho para fazer a viagem.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.