Um pó químico branco, ainda desconhecido, provocou a intoxicação de 17 pessoas na tarde de anteontem, após ser aberto em um depósito de material reciclável, na Vila Torres, em Curitiba. Todas as vítimas foram encaminhadas a Centros Municipais de Urgência e já foram liberadas.
O caso será investigado pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA). Segundo a delegada Leonídia Raquel de Macedo Loiola, titular da DPMA, equipes estão em contato com outros órgãos públicos para coletar informações sobre o caso.
Os policiais ainda devem vistoriar o barracão e ouvir possíveis testemunhas que possam ajudar nas investigações. "Estamos fazendo os levantamentos iniciais e necessários para apurar o caso", explicou Leonídia.
Ontem, o material foi entregue para ser analisado pelo Instituto de Criminalística. No entanto, o serviço de análise deve ser repassado a um laboratório. A Secretaria Municipal da Saúde descartou a presença de radioatividade na substância.
O dono e funcionários do depósito, que não quiseram se identificar, afirmam ter comprado cerca de 150 quilos de plástico velho de um catador. No meio do material havia um saco plástico preto, de lixo, com aproximadamente 2 quilos e contendo o pó branco. Tão logo o saco foi aberto, o produto se espalhou no ar, causando o desmaio de uma moça e a irritação no nariz, boca e garganta na maioria das pessoas que estavam no barracão.
Treze pessoas que estavam no local foram levadas para a Unidade de Saúde da Vila Capanema, na Vila das Torres. Já o pó foi junto, dentro de um recipiente fechado que, ao ser aberto, fez mais quatro funcionários do posto de saúde passarem mal. De lá, os intoxicados foram levados para três unidades de saúde 24 horas (Campo Comprido, Fazendinha e Pinheirinho), sendo liberados ainda na noite de quinta.
Já o catador de papel que vendeu o plástico no depósito de reciclagem disse para funcionários da prefeitura que não se lembra onde pegou o saco preto com o produto tóxico. Segundo a prefeitura, ele faz um percurso longo todos os dias, percorrendo as ruas do bairro do Prado Velho.



