
Na última segunda-feira (7), a Delegacia de Explosivos, Armas e Munições (Deam), em parceria com policiais do município da Lapa, fecharam dois estabelecimentos comerciais da região que vendiam fogos de artifícios irregularmente. Na operação, foram apreendidos aproximadamente 600 quilos de fogos de artifício. Nos dois casos, os locais fechados não tinham autorização para comercializar os produtos.
As festas de fim de ano intensificam o comércio irregular de materiais pirotécnicos. O delegado Vinícius Martins, que coordenou a operação, alerta que esse tipo de produto só pode ser vendido em lojas especializadas e com a liberação da Deam e do Corpo de Bombeiros. Outra situação irregular é o armazenamento em excesso dos produtos. “As lojas especializadas têm um limite de estoque baseado no seu metro quadrado. Para armazenar um estoque maior, é necessário manter os fogos de artifícios em um depósito em zona rural”, explica o delegado.
Em 2015, já foram apreendidos no Paraná aproximadamente 20 toneladas de fogos de artifícios. Esses materiais são mantidos em containers localizados na DEAM. Após a finalização do caso, os produtos são destruídos. A partir do dia 18 de dezembro, as fiscalizações também serão intensificadas no litoral paranaense com o início da Operação Verão.
“É importante ressaltar que os fogos de artifício não podem ser expostos para fora da loja, em prateleiras colocadas nas calçadas. Essas situações também são irregulares”, explica o delegado Vinícius Martins. Para denunciar a venda irregular de fogos de artifícios, é necessário entrar em contato com a DEAM pelo telefone (41) 3883-7131.
Colaborou: Larissa Mayra.



