
A Polícia Federal realizou na manhã desta terça-feira (3) a Operação Pedra de Fogo, com o objetivo de combater o tráfico de drogas na região da fronteira com o Paraguai. Foram cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão no Paraná e em São Paulo, com 15 pessoas sendo presas.
Numa fazenda próxima à fronteira com o Paraguai, em São Pedro do Iguaçu, Oeste do Paraná, os agentes da PF apreenderam um arsenal. Três pessoas foram presas com três espingardas calibre 12, duas carabinas calibre 22, uma espingarda calibre 20 e um revólver calibre 38, além de vasta munição.
Em Paiçandu, Noroeste do Paraná, os policiais federais baseados em Maringá prenderam um vendedor autônomo que tinha um mandado de prisão contra ele. Na casa do vendedor foram apreendidas 19 cápsulas usadas de revólver calibre 38, um carregador de munição e 13 cápsulas intactas de calibre .380.
Numa casa na cidade de São Paulo, a Polícia Federal apreendeu 1,2 Kg de cocaína e uma balança de precisão.
No total, cinco pessoas foram presas em flagrante e dez foram detidas por terem mandado de prisão emitido pela Justiça Estadual de Guaíra. Oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos.
Durante as investigações iniciadas em dezembro de 2008 e que após três meses resultaram na operação, foram apreendidos quase 3,5 toneladas de maconha e 7,2 kg de pasta base de cocaína.
A operação foi deflagrada pela PF de Guaíra, Oeste do Paraná, em conjunto com a de Cascavel e Foz do Iguaçu, também no Oeste, Maringá, no Noroeste, além da Superintendência da Polícia Federal de São Paulo.
O promotor de Justiça de Guaíra Marcos Cristiano Andrade afirmou que nesta operação foram presos os "cabeças" da quadrilha. "Agora, contaremos novamente com o apoio da Polícia Federal que ouvirá os detidos, para que possamos finalizar as investigações e denunciar os integrantes da quadrilha", disse Andrade, que não descarta novos pedidos de prisão caso novas informações surjam nos depoimentos.
A Polícia Federal não soube informar quantas prisões foram feitas em cada estado e em cada cidade durante a operação.



