• Carregando...

A Polícia Civil de Jacarezinho, no Norte Pioneiro, já instaurou inquérito policial para investigar a autoria de um incêndio que destruiu no fim de semana 25 dos 35 hectares de uma reserva legal que fica no interior do município. No local são encontradas árvores centenárias e nativas como aroeiras e várias espécies de mamíferos, répteis e aves. O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) acredita que as perdas ecológicas dificilmente serão recuperadas. O incêndio foi descoberto somente na terça-feira, porque a mata é de difícil acesso.

A reserva é uma das mais importantes da região, principalmente porque fica em uma região tomada por plantações de cana-de-açúcar. A área, que pertence à Usina de Álcool e Açúcar de Jacarezinho, é o único refúgio de animais num raio de 20 quilômetros.

Apesar de estar a poucos metros das plantações de cana-de-açúcar, o IAP descarta a possibilidade de que uma queimada possa levado as chamas à mata, mesmo que acidentalmente. De acordo com o chefe do Escritório Regional do IAP em Jacarezinho, Venilton Pacheco Mucillo, as equipes que estiveram no local acreditam que o incêndio tenha sido criminoso. Os diretores da empresa já foram notificados pela Polícia Ambiental, mas até agora ninguém se pronunciou sobre o assunto.

Também no fim de semana, um incêndio de grandes proporções destruiu aproximadamente 50% da reserva ambiental do Parque Ecológico de Santo Antônio da Platina. Nem a chuva que caiu no sábado foi suficiente para conter o fogo. O Corpo de Bombeiros teve de fazer aceiros para evitar a propagação das chamas. O fogo destruiu toda a vegetação rasteira e matou dezenas de animais, a maioria mamíferos.

A chuva que caiu na tarde de sábado no Norte Pioneiro não foi suficiente para minimizar os riscos de incêndio na região. Levantamento feito este ano pela Defesa Civil indica que os focos quase triplicaram este ano, se comparados com os números do mesmo período do ano passado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]