Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Frio

Polícia Rodoviária joga sal em pista congelada de SC

Policiais saem com dezenas de quilos de sal grosso para espalhar sobre a lâmina de até três centímetros de gelo que se forma sobre as pistas

Os agentes da Polícia Rodoviária Estadual de Santa Catarina (PRM-SC) estão com atividade extra durante a onda de frio intenso que predomina na Serra catarinense. Nas primeiras horas de cada manhã e nos finais de tarde, os policiais saem municiados de dezenas de quilos de sal grosso para espalhar sobre a lâmina de até três centímetros de gelo que se forma sobre as pistas.

"A reação de derretimento do gelo demora de cinco a 10 minutos e se estiver muito espesso é preciso quebrar para derreter mais rápido", informa o sargento César Manoel, acrescentando que em média são gastos 750 quilos do produto, fornecido pelo Deinfra de Santa Catarina.

A ação ocorre principalmente nas curvas da Serra do Rio do Rastro (SC-438) que liga o litoral Sul ao Planalto de Santa Catarina. "Sobre o gelo não tem freio que possa segurar o veículo", completou o policial de plantão no posto da PRM-SC, situado no mirante da Serra do Rio do Rastro, no município de Bom Jardim da Serra.

A onda de frio é cada vez mais forte nas regiões mais altas do Estado. Em Urupema, situada a 1.425 metros acima do nível do mar a terça-feira amanheceu com -6,9ºC, a menor do dia em Santa Catarina. A geada que se formou na cidade deixou a paisagem coberta de branco. O gelo cobriu os telhados, os vidros dos carros e até congelou a água das torneiras.

Funcionários da secretaria de turismo do município tiveram o horário de trabalho retardado. "Com o frio que está fazendo não tem como trabalhar normalmente ao ar livre com a cidade congelada", frisou o secretário da pasta Ângelo Pedro Stupp. Uma cachoeira localizada no Morro das Torres, no mesmo município, amanheceu congelada pelo segundo dia seguido.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.