Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Londrina

Policiais civis aposentados protestam contra volta ao trabalho

Só na região de Londrina, 10 policiais civis foram convocados pelo governo para retornarem às suas funções

Policiais civis realizaram nesta quarta-feira (24) uma passeata pelas ruas centrais de Londrina, no Norte do Paraná. Eles protestaram contra a decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE) de convocar ao trabalho os policiais já aposentados. Cerca de 100 policiais participaram da manifestação, segundo o Sindicato dos Policiais Civis de Londrina e Região (Sindipol), que organizou o protesto.

Na região Norte do Paraná, há cerca de 100 policiais aposentados e 10 já foram chamados para retornar ao trabalho. Em todo o Estado, são 500 policiais que poderão ter a aposentadoria cancelada. "Essas pessoas não têm condições de trabalhar", afirmou o presidente do Sindipol, Ademilson Alves Batista.

Respaldado por uma emenda constitucional, há cerca de um ano o TCE passou a convocar os policiais civis aposentados a retornarem às suas antigas funções, contrariando a decisão da Paranaprevidência, que concede as aposentadorias. O Tribunal entende que a reforma previdenciária suprimiu o direito da classe de se aposentar antes da idade mínima de 53 ou 60 anos, conforme o regime jurídico ao qual o servidor está submetido. "Queremos que o governo faça uma lei regulamentando as aposentadorias para que essa divergência acabe", declarou Batista.

Na manifestação, os policiais reivindicaram ainda o aumento do efetivo e a elaboração de um Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) para a categoria. Um decreto estadual tratando dessa questão chegou a ser publicado pelo governo do Estado em 2005, mas segundo o Sindipol, até hoje não entrou em vigor. Na manhã desta sexta-feira, representantes do governo e dos policiais reúnem-se em Curitiba para discutir o assunto. Sobre o aumento do efetivo, a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Segurança Pública informou que a partir de fevereiro de 2009, 900 policiais ingressarão nos quadros da Polícia Civil do Paraná.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.