Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Maringá

Policiais tentam liberar caminhões de lixo, mas são barrados por grevistas

Fracassou a primeira tentativa da Polícia Militar em cumprir a ordem da 5.ª Vara Cível de usar força policial para garantir os serviços essenciais em Maringá, no Noroeste do estado. Cerca de 20 policiais, oito viaturas e um caminhão foram até a Secretaria de Serviços Públicos (SMSP) no início da manhã desta quinta-feira, mas encontraram a resistência dos grevistas. Os manifestantes formaram uma corrente humana em frente ao portão, impedindo a saída dos veículos de dentro do pátio da SMSP.

Enquanto policiais avaliavam a situação dentro do pátio, onde os caminhões de lixo estavam com os pneus murchos e não podiam circular, outros discutiam com grevistas no portão e ouviam reclamações de que eles deviam estar atrás de bandidos e não de trabalhadores. "Fomos informados pela Justiça e vamos garantir a ordem pública, evitando os confrontos", comunicou o tenente Rogério Aparecido Fernandes. "A essencialidade não está suprindo a necessidade da cidade e precisamos que os veículos executem o trabalho."

A desobstrução deve ser feita com policiais do 4.° Batalhão da PM de Maringá. Caso não haja solução pacífica, há a possibilidade de a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) determinar reforço.

Os grevistas colocaram um monte com sacos de lixo bloqueando a porta de acesso ao setor administrativo da secretaria. "A cidade inteira está numa situação de risco por causa do lixo", afirma o advogado e diretor do Procon, Ulisses Maia. "O prefeito não vai negociar enquanto houver esses atos."

Leia matéria completa no site da versão impressa da Gazeta do Povo. Conteúdo exclusivo para assinantes

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.