• Carregando...
Superintendente foi surpreendido por quatro homens durante a escolta de um detento | Aliocha Rocha/ Tribuna
Superintendente foi surpreendido por quatro homens durante a escolta de um detento| Foto: Aliocha Rocha/ Tribuna

Resolução

Escolta de detentos é responsabilidade da PM, diz Secretaria de Justiça

Raphael Marchiori

A Secretaria de Justiça informou que uma resolução conjunta assinada pelos secretários da Justiça e da Segurança Pública é clara ao atribuir a policiais militares a tarefa da escolta de presos. A pasta ratificou que os agentes carcerários em serviço estão ali para manter a ordem interna e, sozinhos, não devem realizar escoltas por não terem porte de arma. A resolução a que se refere a Seju é a 010/2012 publicada no dia 3/10/2012. O artigo sétimo do documento diz que "as escoltas armadas para apresentação de presos ou internos será de responsabilidade da Polícia Militar, até que a Secretaria de Justiça tenha efetiva e legal condição de realizá-la".

Paralisação

O Sindicato das Classes Policiais Civis do Estado do Paraná (Sinclapol) convocou para hoje uma paralisação em protesto pela morte de Marcos Antônio Gogola. De acordo com o presidente do Sinclapol, André Gutierrez, Gogola foi morto exercendo uma função que não cabe a policiais civis.

  • Marcos Antônio Gogola foi morto com um tiro na nuca

O superintendente da Delegacia de Campo Largo, Marcos Antônio Gogola, foi morto e um agente carcerário ficou ferido durante uma ação de resgate a um preso em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, ontem de manhã. Gogola e o agente escoltavam o detento Dionatan Mendes de Quadros durante uma consulta ao dentista quando foram surpreendidos por quatro homens armados que chegaram em dois carros. Tudo ocorreu por volta das 11 horas.

Segundo informações da delegada Gisele Durigan, titular da delegacia de Campo Largo, o grupo armado rendeu Gogola ainda na porta do consultório. Os criminosos usavam tocas balaclavas para não serem identificados. Após resgatarem o preso, o grupo executou o superintendente com um tiro na nuca. Já o agente carcerário, identificado como Marcos Vieira Nihues, levou um tiro nas costas.

Após terem efetuado os disparos, o grupo de criminosos conseguiu fugir levando o preso. Nihues foi socorrido e levado de helicóptero para o Hospital Nossa Senhora do Rocio, em Campo Largo. Ele está lúcido e o estado de saúde dele é estável.

Agentes do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) recapturaram, no início da noite de ontem, o preso Dionatan Quadros. De acordo com a Polícia Civil, Quadros e um outro suspeito, que teria participado do resgate, foram baleados em uma casa abandonada em Campo Largo e encaminhados para um hospital. Não há informações sobre o estado de saúde dos dois. Além deles, um terceiro suspeito está detido na delegacia do município, mas ainda não há provas de que ele tenha participado da operação que vitimou o policial.

Homenagem

Até as 19 horas de ontem, cerca de vinte policiais esperavam a liberação do corpo de Gogola do Instituto Médico Legal (IML). Mais de 15 viaturas bloquearam a Avenida Visconde de Guarapuava, em frente da sede do IML, para fazer um cortejo fúnebre até o Cemitério Água Verde, onde o superintendente está sendo velado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]