Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
patrimônio histórico

Ponte Preta ganhará restauro e passarela

Revitalização marcada para dezembro será feita em troca da liberação de recuo obrigatório para obra vizinha

A ponte da Rua João Negrão, em Curitiba, passará por processo de limpeza, receberá tratamento antioxidante  e um piso de madeira com passarela | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
A ponte da Rua João Negrão, em Curitiba, passará por processo de limpeza, receberá tratamento antioxidante e um piso de madeira com passarela (Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo)

A Secretaria de Estado da Cultura (Seec) anunciou ontem que irá restaurar o Viaduto João Negrão, conhecido como Ponte Preta, localizado no bairro Re­­bouças, em Curitiba. A revitalização será feita em parceira com a prefeitura e a Thá In­­corporada, responsável pela obra. A Thá estima começar a revitalização em dezembro deste ano e o prazo para terminá-la é de três me­­ses. A obra é uma medida compensatória para liberar parte do recuo obrigatório para a implantação de um empreendimento da empresa na região.O engenheiro Raul Ozorio de Almeida será o responsável pela restauração. Segundo ele, várias opções foram analisadas, como elevar a ponte ou rebaixar o asfalto. "Se elevássemos a ponte, ela teria o conceito de patrimônio histórico alterado, se rebaixássemos o asfalto, a rua estaria sujeita a alagamentos nas chuvas", disse.

A conclusão que os engenheiros chegaram, junto com o Conselho Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico, foi a de manter a ponte onde está e com suas características históricas. Para isso, a restauração será feita com as mesmas técnicas utilizadas na construção original. Também será implantada uma passarela na parte superior, ligando o empreendimento da Thá à antiga sede da Rede Ferroviária Federal, onde será instalado um prédio da Universidade Federal do Paraná.

As obras ocorrerão em duas etapas. A primeira será na parte superior do viaduto e a segunda será feita por meio de andaimes na parte inferior. Na segunda fase, o trânsito da Rua João Negrão não será interditado. Em janeiro, apenas uma via da rua será parada por semana, por solicitação da Diretoria de Trânsito (Diretran), para não atrapalhar o fluxo de carros na região.

História

A Ponte Preta foi construída em 1944 para substituir outra ponte que não sustentava mais o tráfego da ferrovia que liga Paranaguá a Curitiba. O viaduto é considerado uma obra de arte da engenharia ferroviária e por isso foi tombado como patrimônio histórico estadual, em 1976. A ponte foi desativada na mesma década, com a inauguração da nova estação rodoferroviária.

Atualmente, a Ponte Preta é mais conhecida pelos diversos incidentes causados por sua baixa elevação. Vários caminhões já ficaram presos por terem altura superior a 3,6 metros. Entidades e vereadores já pediram a elevação da ponte e fizeram estudos. A Urbs instalou neste ano sensores e alertas nas ruas João Negrão e Sete de Setembro para evitar acidentes e danos à ponte.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.