
Um grupo formado por sete restaurantes de Antonina, uma das cidades históricas do Litoral do Paraná, está dando um exemplo de cidadania e respeito pela cidade. Cansados de ouvir dos visitantes que o município estava abandonado, eles resolveram colocar a mão na massa e reverter essa situação. Os comerciantes estão desenvolvendo ações práticas para revitalizar pontos turísticos da cidade.
A primeira delas foi fazer uma reforma geral e uma faxina no trapiche, um dos pontos mais visitados de Antonina. "Com essas ações, vamos tornar a cidade cada vez mais agradável. E naturalmente o comércio vai ganhar com isso", diz André Luís Pinha Furlaneto, chefe de cozinha e proprietário do restaurante Cantina Casa Verde.
O trabalho já deu resultados. A iniciativa foi percebida e elogiada por um grupo de cinco amigos que vem a Antonina periodicamente para pescar. "Tivemos uma agradável surpresa ao ver o trapiche limpo. Há quatro anos frequentamos o local, que vivia sujo, com mau cheiro, quase abandonado", afirma Júlio Pereira.
Para o proprietário do restaurante Buganvil, Tony Frank Bruinje, há falta de interesse do poder público em resolver esse tipo de problema. "O que estamos fazendo são ações pontuais e importantes, mas há descaso das autoridades", diz.
O secretário de Comunicação da prefeitura de Antonina, José Luís Velloso, destaca que o prefeito ficou feliz com a ação e que o auxílio da classe empresarial e da sociedade favorece o turismo na cidade. "A iniciativa foi muito positiva, por compartilhar dos deveres do poder público. A nossa gestão está em final de mandato e há deficiências financeiras para fazer algumas ações que são desejadas pelo prefeito", diz o secretário.
De acordo com Gleisi Catani Furlaneto, do restaurante Casa Verde, a próxima ação será a revitalização da praça, onde está localizada a Fonte da Carioca, monumento histórico que foi responsável pelo abastecimento de água da cidade nos séculos anteriores. "Vamos pintar as calçadas, arrumar os bancos, plantar flores em volta. Vamos retomar a autoestima da cidade", diz.



