• Carregando...

Rio Bonito do Iguaçu – Criado em 1993, Rio Bonito do Iguaçu experimentou a transformação de seu perfil urbano e rural com a instalação dos assentamentos Ireno Alves dos Santos e Marcos Freira. Em 1996, ano da ocupação da Pinhal Ralo, o município tinha menos de nove mil habitantes, nenhuma agência bancária e apenas dois mercados. Dez anos depois, a população estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é de 19.096 habitantes.

Além do aumento populacional, Rio Bonito ganhou agências do Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal e Sicredi, além de outros 10 mercados. "Rio Bonito só teve avanços com a reforma agrária. O comércio cresceu e a população também recebeu os benefícios com a melhoria da infra-estrutura urbana", explica o prefeito Joel Moreira (PT), que venceu a eleição graças ao apoio do MST. Ele reconhece, porém, que, a prefeitura ainda enfrenta alguns problemas nas áreas de saúde e educação para atender a nova demanda populacional.

Ele lembra que o perfil agrário do município mudou 100%. "Hoje mais da metade da população vive na zona rural. Qual município do Brasil tem esse perfil?", pergunta o prefeito, que foi eleito com o peso dos votos dos assentados – os dois projetos somam 6.300 moradores. Além do prefeito, os pequenos agricultores elegeram dois vereadores do PT, sendo que, um deles, Danilo Ferreira, é acampado no Ireno Alves dos Santos. (MP)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]