• Carregando...

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) vai prorrogar o prazo para que os candidatos possam entrar com recurso na prova prático-profissional do Exame de Ordem por causa de lentidão no site do Cespe, que aplica o exame. Ainda não há uma definição das novas datas. Inicialmente, o prazo para fazer a interposição, que começou nesta terça (17), iria até quinta (19).

"Iremos prorrogar em pelo menos um dia, mas precisamos saber antes a extensão dessa lentidão, pode ser que seja por mais tempo", disse Dilson Lima, coordenador nacional da Comissão do Exame de Ordem. "De qualquer maneira, o candidato não precisa se preocupar, pois não será prejudicado."

Segundo o Cespe, a lentidão no sistema de recursos se deve ao "grande volume de acessos".

Questão polêmica e suposto vazamento

A segunda fase do Exame de Ordem foi aplicada no dia 25 de outubro e, desde então, a parte de direito do trabalho tem sido alvo de polêmica entre os candidatos. Eles afirmam que a peça prático-profissional está mal formulada e dá margem a erros e interpretações diferentes. Manifestos foram entregues em várias seccionais da OAB.

Nessa peça prático-profissional, é apresentado um caso concreto de acordo com a área (penal, empresarial, constitucional, administrativo, trabalho, civil e tributário), para o qual o candidato precisa propor uma ação ou oferecer um recurso. Isso vale metade da prova. A outra parte da prova era composta por cinco questões.

O coordenador nacional do Exame afirma que não há nada de errado com o exame. "Provavelmente, eles estavam esperando peças jurídicas triviais. De qualquer maneira, mesmo que a pessoa não tenha conseguido identificar a peça corretamente, vamos considerar os fundamentos."

Outra questão levantada pelos candidatos seria o suposto vazamento do padrão de resposta dessa parte do direito do trabalho, publicado na internet na quarta-feira (11). No dia seguinte, o Cespe acabou divulgando em seu site todos os padrões de resposta. No entanto, a previsão é que fossem divulgados somente com a divulgação do resultado dos aprovados, nesta segunda (16).

Lima nega que a antecipação da divulgação tenha sido motivada por vazamento. "Esse não era um documento sigiloso. Logo depois da prova, os padrões de resposta foram enviados para as comissões locais e para a banca corretora. Então, quando um arquivo foi parar na internet, nada mais justo do publicar todos."

Lima afirmou que no dia 4 de dezembro haverá uma reunião da Comissão do Exame de Ordem para analisar todos os pedidos de recursos. A interposição só pode ser feita pelo site www.oab.org.br. O resultado final está previsto para o dia 9 de dezembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]