• Carregando...

Processo de tratamento ficou mais demorado por conta da sujeira que a chuva trouxe para o rio

Os moradores de Assis Chateaubriand, município de 33 mil moradores no Oeste do Paraná, estão sofrendo com a falta de água na cidade desde a quarta-feira da semana passada (14), quando um forte temporal atingiu a cidade. Embora o rio que abastece a estação de abastecimento esteja cheio, a chuva trouxe muita lama e tornou o processo de tratamento muito mais demorado.

Conforme mostrou o telejornal RPC Notícia, da RPC TV, nesta quarta-feira (21), os bairros da cidade recebem água por apenas algumas horas ao longo do dia. "Foram três dias totalmente sem água, e até agora não voltou o suficiente. Vem um pouquinho só", disse a decoradora Viviane Araújo.

O rio que abastece a cidade está sujo e escuro. "Precisa de mais produtos, mais pessoas trabalhando e de mais horas extras de empregados [para tratar a água]", explicou o gerente regional da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Pedro Brum, à reportagem da RPC TV.

Na semana passada, a produção de água tratada caiu pela metade na cidade. Nesta quarta-feira estava em 70%. Para evitar mais transtornos, dois caminhões-pipa reforçam o abastecimento, trazendo 600 mil litros todos os dias do município de Jesuítas, a 17 quilômetros.

Quando a água volta, os moradores correm para armazenar o que for possível em baldes e bacias, e aproveitam para lavar a louça e a roupa. A costureira Cleusa Campos contou que está utilizando a água da chuva para poder lavar calçados, a calçada e o banheiro da casa. "Se não fosse a água da chuva não teria lavado", afirmou.

De acordo com a Sanepar, a previsão é que o abastecimento volte ao normal na cidade na sexta-feira (23).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]