Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Remédios

Por genéricos, Brasil ameaça recorrer à OMC

As negociações entre Brasil e União Europeia (UE) foram oficialmente encerradas e o Itamaraty pode abrir uma disputa comercial contra Bruxelas por causa da importação de remédios genéricos. A diplomacia brasileira ameaça recorrer aos tribunais da Organização Mundial do Comércio (OMC), caso a UE continue a apreender cargas de medicamentos.

Os europeus já se mostram preocupados com o impacto na opinião pública que a disputa terá, principalmente ao revelar a tentativa de Bruxelas de frear o comércio de genéricos entre países emergentes. A polêmica começou em dezembro de 2008, quando um carregamento de 500 quilos do remédio genérico Losartan foi apreendido na Holanda. Ele havia saído da Índia, onde foi fabricado, e seguia para o Brasil. O governo holandês alegou quebra de patente. O Brasil afirmou não se tratar de um incidente isolado. Mais de uma dezena de casos de apreensões foram registradas na Europa desde 2008.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.