• Carregando...
 | Gazeta do Povo/ Arquivo
| Foto: Gazeta do Povo/ Arquivo

A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Especial de Direitos Animais (Seda), iniciou as obras do primeiro hospital veterinário público da Região Sul na última semana. Elas deverão ser concluídas em nove meses. A instituição será a segunda do gênero no país, já que em São Paulo existe, desde 2012, um hospital que atende cães e gatos sem cobrar pelas consultas.

O custo total da obra, estimado em R$ 6 milhões segundo informações do jornal Zero Hora, será doado pelo empresário gaúcho Alexandre Grendene, simpatizante da causa animal. Tanto é que o local se chamará Unidade de Medicina Veterinária (UMV) Kate, em homenagem à cadela da raça bichon frisé de Grendene e sua esposa, Nora Teixeira.

Leia também: Abrigo público temporário para animais de Curitiba já tem endereço definido

A UVM será construída em uma área de 1,2 mil metros quadrados, que pertence à Seda, e contará com cinco blocos cirúrgicos, quatro consultórios, UTI, setores de quimioterapia, fisioterapia, banco de sangue, farmácia, ambulatório, além de sala de recuperação para 150 cães e gatos e espaço de triagem para outros 120. O atendimento priorizará animais cujos tutores morem em Porto Alegre ou Viamão, na Região Metropolitana da capital gaúcha, onde está localizado o terreno, e se encontrem em situação de vulnerabilidade social.

Em Curitiba, proposta similar apareceu na Câmara Municipal no início de 2012, de autoria então vereador Jair Cézar. O projeto, porém, não vingou.

Colaborou: Mariana Balan.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]