Cerca de 43 mil estudantes disputam neste domingo uma das 4.099 vagas oferecidas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 49 cursos de graduação. O vestibular começa às 14 horas, com a prova de Conhecimentos Gerais a primeira fase do maior processo seletivo do estado.
Os estudantes devem ser pontuais. Os portões dos 22 locais de prova serão abertos às 13 horas e fechados às 13h30. É recomendado que o candidato chegue ao local da avaliação uma hora antes, para evitar imprevistos, como o trânsito, que tradicionalmente fica complicado nos arredores. Os vestibulandos devem consultar onde farão os testes no site do Núcleo de Concursos da UFPR e imprimir o comprovante de ensalamento.
O comprovante e a cédula de identidade original são os documentos necessários para a realização dos testes. O candidato deve levar também caneta esferográfica preta, com ponta grossa. Também serão permitidos lápis, lapiseiras e borracha. Aparelhos eletrônicos e alimentos são proibidos durante o teste, assim como bonés e gorros.
O coordenador do Núcleo de Concursos da UFPR, professor Valdo José Cavallet, adverte os vestibulandos para chegarem ainda mais cedo aos locais de prova com condições críticas de trânsito, como o câmpus da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Faculdades do Brasil (Unibrasil) e o câmpus Jardim Botânico da UFPR. "Os candidatos devem chegar o quanto antes nestes locais para evitar atrasos", diz. Agentes da Diretran estarão nos arredores dos locais de prova orientando o trânsito.
Acidentes
Para emergências, o Hospital de Clínicas (HC) também terá uma estrutura para aplicação da prova. Gestantes em trabalho de parto e pessoas que tiverem sofrido acidentes podem fazer o exame no HC desde que avisem o Núcleo de Concursos (telefone 3313-8800) antes do início da prova.
Serviço: Na edição de segunda-feira, a Gazeta do Povo publicará um encarte com o gabarito provisório da prova. As respostas também estarão disponíveis a partir da noite de domingo no site da UFPR (www.nc.ufpr.br) e da Gazeta do Povo Online (www.gazetadopovo.com.br). O gabarito definitivo será divulgado apenas depois que eventuais recursos forem analisados pelo Núcleo de Concursos.



