Postos de Saúde de Foz do Iguaçu não estão atendendo a população no horário do almoço, entre as 11h30 e 13 horas. Nesta semana, funcionários da Saúde definiram, em assembleia, que vão trabalhar seis horas por dia, conforme redução de jornada definida em 2003, como mostrou o telejornal ParanáTV, da RPC TV.
A Prefeitura baixou um decreto determinando que os profissionais cumpram o regime de 8 horas diárias, especificadas em concurso. Segundo a assessoria de imprensa, os funcionários que continuarem a cumprir carga horária de 6 horas podem ter descontadas da folha de pagamento as horas não trabalhadas.
O intervalo no atendimento tem surpreendido os cidadãos. O horário de funcionamento dos postos tem sido das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas. Para a usuária da Unidade de Saúde Três Lagoas, Janaína Polgehacker, deveria haver um revezamento para que o posto não fechasse. "Se chegar uma criança com cabeça quebrada, vai pra onde?", questionou.
As outras unidades do município também estão fechando para o almoço. A vendedora Odete Gama perdeu a viagem. "Eu não sabia que estava assim agora. Está todo mundo surpreso", disse. Para a dona de casa Elza Alves a situação de descaso não é novidade. "Aqui faz tempo que está assim. Quando tem médico, não tem remédio. Quando tem remédio, não tem médico", concluiu.



