Afonso Pena está saturado desde 2006
O Aeroporto Internacional Afonso Pena, na Grande Curitiba, opera acima de sua capacidade máxima, estimada em 3,5 milhões de passageiros por ano, desde 2006. A capacidade de um terminal é calculada como forma de garantir conforto e agilidade em seus serviços, levando em conta a quantidade de guichês de companhia aérea, número de equipamentos de raio-x e espaços nas salas de espera e saguão.
Genebra - Os aeroportos brasileiros estão entre os que mais registram crescimento no número de passageiros. O aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, teve a segunda maior alta no mundo em 2009. Entre os 25 que mais cresceram estão ainda o de Brasília (Juscelino Kubitschek), Belo Horizonte (Tancredo Neves-Confins) e Salvador (Deputado Luís Eduardo Magalhães).
Os dados são do Conselho Internacional de Aeroportos, que divulgou um mapeamento completo de 1.350 terminais aéreos pelo mundo. Enquanto a crise mundial fez o tráfego internacional de passageiros cair 2% em 2009, a entidade constatou que aeroportos de países emergentes, como o Brasil, continuam em plena expansão.
Os dados, porém, mostram que investimentos são necessários para dar conta do novo fluxo de pessoas e manter os serviços funcionando. O conselho alerta que, com a explosão de usuários e sem nova infraestrutura, a tendência é mesmo a de acumular problemas, como os que o Brasil enfrentou no início da semana na Gol.
O governo federal já anunciou que vai gastar R$ 6 bilhões para renovar e ampliar 16 aeroportos pelo país. Nas 12 cidades que receberão jogos da Copa do Mundo de 2014, incluindo Curitiba (leia mais nesta página), os investimentos serão de R$ 5,5 bilhões, sendo R$ 2 bilhões apenas para São Paulo.
Urgência
Os números do Conselho Internacional de Aeroportos mostram que a necessidade de investimentos é urgente. O Santos Dumont registrou uma alta, em apenas 12 meses, de 40,6% no fluxo de passageiros. Ao todo, 5,1 milhões de pessoas passaram pelo terminal no ano passado. Só o aeroporto de Istambul, na Turquia, com 52% de crescimento e 6,6 milhões de passageiros, superou a marca do aeroporto carioca.
No caso de Belo Horizonte, o fluxo de passageiros cresceu 16,6% em apenas um ano. Em 2009, com 5,8 milhões de passageiros, o local foi o que teve o 17.º maior crescimento do mundo. Por sua vez, o aeroporto de Brasília também teve uma expansão de 16,1%, chegando a 12,6 milhões de pessoas. O de Salvador foi o 20.º que mais cresceu no mundo, com uma expansão de 15,9% e 7,7 milhões de passageiros em 2009.
O Aeroporto Internacional de São Paulo não está entre os 25 aeroportos que mais cresceram, mas deu um salto importante. Passou da 62.ª posição entre os maiores do mundo para a 54.ª, em apenas um ano. Em 2007, Cumbica era apenas o 65.º maior. No ano passado, terminou registrando um fluxo de 22,3 milhões de pessoas, 6% acima do volume de 2008.
O mesmo não ocorreu com o Aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista, que passa por uma contração. Em 2007, era o 89.º maior do mundo, com 15,3 milhões de passageiros. Mas fechou 2009 com 13,6 milhões e a 98.ª posição.
Tendência
Entre os 25 aeroportos que mais crescem no mundo, todos estão em países emergentes, sendo metade só na China. "China, Brasil e Índia são os líderes nessa tendência", admitiu a diretora do Conselho Internacional de Aeroportos, Angela Gittens.
Nos países ricos, a tendência em 2009 foi de contração. Apesar disso, o maior aeroporto do mundo continua sendo o de Atlanta (EUA), com 88 milhões de passageiros, volume 2,2% menor que em 2008, seguido por Londres (Heathrow), com 66 milhões e 1,5% de redução no ano.
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