Uma morte ocasionada pela dengue foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) nesta terça-feira (21). O caso ocorreu em Nova Londrina. A informação consta no novo boletim da situação da doença no estado divulgado pela Sesa.
Uma mulher, de 48 anos, morreu em 3 de janeiro. Conforme investigação do Comitê Estadual de Mortalidade da Dengue, a vítima apresentou os primeiros sintomas da doença quando estava no município, em 21 de dezembro. Nesta data, ela viajou a Curitiba e só procurou atendimento após quatro dias.
Ainda segundo a Sesa, a mulher foi diagnostica e orientada a permanecer internada na capital, entretanto, voltou a Nova Londrina. O caso foi agravado e, em 28 de dezembro, ela foi internada na Santa Casa de Paranavaí, onde morreu seis dias depois.
Outra morte também está sendo investigada, em Flórida, na região Norte. A divulgação do resultado deve sair na próxima semana.
Três regiões em alerta no PR
Segundo o boletim, as regiões de Norte, Noroeste e Oeste do Paraná têm alto risco de proliferação da dengue.
De agosto de 2013 até agora, foram 9.565 notificações e 501 pessoa infectadas no estado. Deste total, 165 nos municípios de Marilena, Alvorada do Sul e Nova Londrina - quase um terço do total do estado.
Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, o número de casos é bem menor do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando 1.269 foram positivos. O boletim de acompanhamento da Sesa indica ainda que do total de casos confirmados, 454 são autóctones, ou seja, adquiridos no próprio estado.



