Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ocupações

PR tem 19 áreas para regulamentação

Medida provisória vai simplificar processos de regularização imobiliária

Pelo menos 19 áreas ocupadas irregularmente no Paraná podem ser beneficiadas pela Medida Provisória 335/06, prevista para entrar na pauta da Câmara dos Deputados nesta semana. A MP altera a legislação para simplicar o processo de regularização de ocupações em imóveis da União. A medida vai beneficiar 1,2 milhão de famílias de baixa renda em todo o país. No pacote há também terrenos ocupados pela classe média.

Entre as áreas que serão beneficiadas no estado está a Ilha do Valadares, em Paranaguá, onde moram 5 mil famílias. Para o prefeito da cidade, José Baka Filho (PDT), a regularização vai trazer muitos benefícios. "Isso vai permitir a distribuição correta das propriedades e dos recursos e trará retorno para a prefeitura , que investe no local", afirmou.

A maior área está em Jacarezinho, no Norte Pioneiro, com cerca de 66 milhões de metros quadrados, que pertencia ao Incra e está com o processo de transferência concluído.

Direito

O relator da Medida, deputado André Vargas (PT), ressalta a importância da regularização destes imóveis. "A Medida Provisória não vem só para garantir o direito constitucional de moradia às famílias de baixa renda, mas também para reverter à União recursos pela regularização em áreas de médio e alto poder aquisitivo, como é o caso de parte de Alphaville, em São Paulo. Estas pessoas moram há anos pagando taxas irrisórias e deverão contribuir com valores mais adequados ao valor do imóvel", declara.

Vargas esclarece ainda que em seu relatório constará a isenção da taxa de registro do imóvel em cartório para que as famílias com renda até cinco salários mínimos possam estar com a documentação de sua moradia em dia e contribuam com as taxas municipais. "Vamos tentar votar a medida o mais rápido o possível , a fim de que recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para habitação possam ser aplicados ", reforçou.

Para impedir que a aprovação da Medida seja estímulo de novas invasões, o relator da MP esclarece que há necessidade de permanência de cinco anos no imóvel para que haja a regularização. Ele afirma ainda que irá incluir no relatório áreas do Ministério da Defesa para que mais pessoas possam ser beneficiadas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.