Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Finados

Prazo para limpar e reformar túmulos termina nesta quinta

Os trabalhos podem ser feitos entre as 7 h e as 17h30 | Henry Milleo/Gazeta do Povo
Os trabalhos podem ser feitos entre as 7 h e as 17h30 (Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo)

Termina hoje o prazo para a realização de limpezas e reparos em túmulos dos cemitérios municipais de Curitiba para o Dia de Finados. Os trabalhos podem ser feitos entre 7 h e 17h30. Qualquer tipo de intervenção realizada dentro dos cemitérios municipais exige uma autorização da prefeitura, que pode ser obtida no próprio cemitério. Basta comparecer à administração do local e apresentar a documentação pessoal, o termo de permissão (documento do lote) e documentos que comprovem o parentesco com o permissionário do lote.

Enquanto as limpezas e pinturas não têm taxa de serviço, reformas e obras como construções só têm encargos caso o profissional contratado não seja credenciado pela prefeitura. As taxas de serviço variam de R$ 14,51 para projetos de construção até R$ 58,04 para revestimentos.

A única proibição feita pelo departamento de Serviços Especiais da Se­cretaria Municipal do Meio Ambiente, responsável pela administração dos cemitérios municipais de Curitiba, é o uso de mangueiras ou máquinas com jatos de água durante a limpeza das lápides. O Dia de Finados, celebrado no próximo domingo, 2 de novembro, deve atrair pelo menos 100 mil pessoas aos quatro cemitérios municipais da capital.

Movimento

Trânsito terá mudanças e ônibus ganham reforço

Para dar conta do fluxo de visitas no Dia de Finados, haverá reforço em algumas linhas de ônibus que atendem esses locais. A Urbs orienta a deixar o carro em casa e usar o transporte público. Os horários especiais dos ônibus serão definidos conforme a demanda do dia. O Cemitério Parque Senhor do Bonfim vai receber uma linha especial das 7 às 19 h, com viagens de ida e volta e embarque no Terminal Guadalupe. Em Curitiba, as linhas Juvevê/Água Verde e Água Verde/Abranches terão os trajetos alterados entre as 9 e as 12 horas em função da missa no Cemitério do Água Verde. De carro, quem vem da Rua Almirante Gonçalves, sentido bairro, terá de desviar pelas ruas Ângelo Sampaio, Prof. Luiz César e João Xavier, retornando pela Assis Gonçalves. No sentido centro, o desvio ocorre na Assis Gonçalves, pela João Xavier, Castro e Av. Água Verde.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.