
O evento mundial Outubro Rosa, que chama a atenção para o diagnóstico precoce do câncer de mama, está sendo lembrando em diversos locais em Curitiba e região metropolitana. Para ampliar a conscientização, vários edifícios estão recebendo iluminação cor de rosa, símbolo da campanha.
Desde o início de outubro, o Palácio da Justiça, localizado no Centro Cívico, é iluminado em tons de rosa para ajudar a divulgar o movimento mundial. A ação do Tribunal de Justiça tem a colaboração do Hospital Erasto Gaertner, da associação Amigas da Mama e do Instituto Humanista de Desenvolvimento Social da Humsol.
Para auxiliar na divulgação da campanha, quatro restaurantes de Curitiba estão iluminando suas fachadas com cor de rosa neste mês. Localizados no Alto da XV, a Cantina do Délio, o Bella Banoffi, o Cana Benta e a Estofaria também fazem o apelo visual de adesão à causa.
Em Curitiba, o Jardim Botânico fez homenagem ao movimento e foi iluminado de rosa no dia em que a atração comemorava 21 anos. O Shopping Curitiba e o Hospital Erasto Gaertner também participaram da homenagem e tiveram seus prédios iluminados de rosa.
Região metropolitana
Os prédios da prefeitura de Araucária e da Casa de Cultura do município, na Região Metropolitana de Curitiba, também ganharam temporariamente luzes com de rosa neste mês. Durante o período, as mulheres da cidade poderão procurar as unidades básicas de saúde para fazer o exame clínico de câncer de mama e também o preventivo do câncer de colo de útero.
Atividades como teatro, palestras e campanhas de rua foram programadas pela prefeitura para este mês. A programação e a inscrições para as palestras podem ser feitas pelo telefone 41 3614-7719.
Torres da RPC TV
A Rede Paranaense de Comunicação, afiliada da Rede Globo no Paraná, também aderiu ao movimento Outubro Rosa. As torres da RPC TV de Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina e Maringá recebem iluminação especial na cor rosa até esta quarta-feira (10) para mobilizar as mulheres a realizar o autoexame.
História
O movimento iniciou nos Estados Unidos em 1997, quando vários estados do país realizavam ações isoladas referentes ao câncer de mama e a mamografia no mês de outubro. Com o tempo, o movimento teve aprovação no Congresso Americano e tornou-se o mês nacional de prevenção ao câncer de mama. A repercussão do evento foi tão grande que hoje é um movimento popular internacionalmente conhecido e comemorado no mundo todo.



