• Carregando...

A primeira morte por gripe A em Curitiba neste ano foi confirmada pela Secretaria Municipal da Saúde no fim da tarde desta quinta-feira (6). Uma criança de seis meses faleceu em um hospital da capital no dia 31 de maio. No total, dois casos de contaminação pelo vírus H1N1 foram confirmados na capital em 2013.

A proximidade com o inverno faz com que aumente a ocorrência de doenças respiratórias. Até agora, foram registrados 266 casos de síndrome respiratória aguda grave em Curitiba. Desse número, quatro foram causados pelo vírus da gripe – incluindo os infectados pelo H1N1. A frequência de contaminação está dentro do esperado para este período, de acordo com nota divulgada pela Secretaria da Saúde.

As doenças respiratórias são a causa de 21% dos atendimentos na rede pública municipal de saúde. Nos primeiros meses do ano, a taxa era de 8%.Estado

Em todo o Paraná já haviam sido confirmadas duas mortes por gripe A durante este ano, de acordo com o primeiro boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) em 24 de maio. O relatório apontou ainda que, até então, 115 casos da doença haviam sido confirmados no estado. A Sesa deve divulgar um novo boletim com dados atualizados sobre as ocorrências de H1N1 no Paraná nesta sexta-feira (7).

Orientações

Qualquer pessoa que apresente sintomas de gripe deve procurar imediatamente um serviço de saúde. Os sintomas incluem febre alta (acima de 38 graus) e súbita (que começa rápido), tosse e dor de garganta. Outros sinais que devem ser observados são a ocorrência de dor muscular ou articular, diarreia e obstrução nasal.

Pais de crianças muito pequenas devem prestar atenção redobrada a esses sinais, já que eles podem se manifestar de maneira mais branda do que em adultos. O mesmo pode acontecer com idosos, que também podem apresentar confusão mental como sintoma.

A orientação para os médicos é receitar o remédio conhecido comercialmente como Tamiflu para o tratamento de todos os casos de gripe. O medicamento está disponível em todas as unidades básicas de saúde e nas unidades de pronto atendimento de Curitiba e é distribuído gratuitamente à população, de acordo com a Secretaria de Saúde. O remédio deve ser solicitado com a apresentação de receita médica, mesmo que tenha sido prescrita por médico particular.

A principal recomendação para prevenir a contaminação pelo vírus é manter as mãos higienizadas, se possível com o uso de álcool em gel. Abrir janelas, deixar os ambientes arejados e com as superfícies limpas também ajudam a evitar a transmissão da doença.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]