Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Sudoeste do Paraná

Prefeitura de Vitorino pede reintegração de viveiro ocupado por índios

Quinze famílias indígenas estão no local desde março. Prefeitura afirmou que árvores foram cortadas e que há 140 mil mudas na área

A prefeitura de Vitorino, no Sudoeste do Paraná, entrou com pedido de reintegração de posse para que 15 famílias indígenas deixem a área do Viveiro Municipal. O grupo está no local desde março de 2011, e, segundo a prefeitura, ameaça destruir as mudas cultivadas no viveiro.

O grupo teria saído de uma aldeia na região depois de ter se desentendido com outros índios. Os índios estavam acampados às margens da BR-158 e, pela falta de segurança, foram para o viveiro. De acordo com o assessor jurídico da prefeitura de Vitorino, Márcio Oliveira, árvores foram cortadas na área e 140 mil mudas estão no viveiro e não podem ser retiradas. "Aguardamos a decisão da Justiça para que possamos reabrir o Viveiro Municipal", disse Oliveira.

Ligações irregulares de luz e água que tinham sido feitas pelos índios foram cortadas.

A Associação dos Povos Indígenas da Região Sul (Arpinsul) informou que orientou os índios para que negociem a saída de área com a prefeitura de Vitorino e com o governo do Paraná. "Eles precisam da doação de uma área para morar e trabalhar. Há anos eles vivem em acampamentos às margens das rodovias", afirmou o coordenador da Arpinsul, Rildo Mendes.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.