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| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

A bordo de um ônibus do HibriBus, modelo movido a energia e combustível fóssil, o prefeito Gustavo Fruet (PDT) inaugurou a faixa de 600 metros destinada exclusivamente ao transporte coletivo na Avenida Marechal Deodoro na manhã desta quarta-feira (25).

De acordo com Fruet, a seleção de faixas exclusivas na região central da cidade é uma das prioridades de sua gestão para aumentar a velocidade dos deslocamentos, que diminuiu quase 50% nos últimos 15 anos.

“A prioridade é o anel central, mas há possibilidade [de implantação de faixas exclusivas] em outros lugares. O que queremos é trabalhar em locais em que o fluxo de linhas é expressivo, sem gerar transtorno maior para moradores e comércio”, disse Fruet.

Esta é a terceira faixa exclusiva implantada em Curitiba e foi demarcada no trecho entre a Rua João Negrão e a Alameda Dr. Muricy. A estimativa da prefeitura é de que ela possa beneficiar até 30 mil passageiros por dia, que utilizam as 13 linhas do transporte coletivo dessa região. Na semana passada, a Rua Desembargador Westphalen recebeu o mesmo tipo de delimitação no trecho entre a Avenida Visconde de Guarapuava e Avenida Getúlio Vargas. A outra via é em que o sistema funciona é a Rua XV de Novembro, onde foi implantada no ano passado.

Para Sérgio Pires, presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), a diminuição de espaço para os carros é uma tendência. “Os motoristas de carros -- e eu faço parte deles também -- têm uma situação privilegiada. Têm um assento legal, têm ar-condicionado, têm música a bordo e cinco minutos a mais ou a menos na nossa vida não vai fazer diferença”, disse.

Já o presidente da Urbs, Roberto Gregório, apoiou a medida também pelo benefício trazido ao ambiente. “O transporte coletivo é uma solução sustentável. Mais pessoas são deslocadas por metro quadrado, as emissões de gases tóxicos são menores e ainda há o caráter social.”

Tarifa

Fruet afirmou que a administração municipal ainda não sabe qual será o valor da tarifa de ônibus cobrada dos usuários da capital após o fim da diferença para pagamento em dinheiro ou cartão-transporte. Atualmente, o valor é R$ 3,30 aos usuários que pagam em dinheiro e R$ 3,15 para os que usam a bilhetagem eletrônica. “O Ministério Público e Procon dizem que não pode ter diferenciação. Eles entendem que isso [dupla tarifa para meios de pagamento diferentes] não se aplica, diferentemente do que ocorre em outras cidades”, disse.

Professores

O prefeito também mencionou que o site com o plano salarial dos professores da rede municipal foi tirado do ar por ter gerado dúvidas. “O plano poderá ter impacto muito maior para quem está no início da carreira. Agora, todo o cuidado é para quem está no final da carreira”, disse.

Para acalmar os docentes, Fruet disse que seria realizada uma reunião na tarde desta quarta-feira (25) para explicar as mudanças. “Queremos dar toda garantia e toda tranquilidade neste momento geral de tensão”, disse.

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