O Hotel Bristol de Maringá foi notificado, na manhã de ontem, pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) por despejar irregularmente esgoto sanitário no interior do Parque do Ingá, no centro da cidade. "Estamos tentando identificar o que aconteceu", informou o gerente Manoel Terron Garcia, que acompanhou o trabalho da equipe de manutenção contratada para identificar a origem do problema.
Os fiscais deram prazo de 72 horas para que o lançamento deixe de ser feito e de 30 dias para que a deficiência seja corrigida. "Vamos monitorar o lançamento de esgoto e a prefeitura vai multar se o problema não for resolvido", informou o secretário municipal de Meio Ambiente, Diniz Afonso. O hotel está sujeito à multa a partir de sexta-feira o valor pode variar entre R$ 15 mil e R$ 50 milhões. Segundo a Sema, o esgoto pode contaminar o lago do Parque do Ingá, o solo e até o lençol freático, causando danos à saúde da população.
O lançamento dos efluentes foi descoberto na última segunda-feira por funcionários do parque florestal devido ao mau cheiro. A Sema e a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) foram comunicadas e os fiscais e agentes identificaram a canaleta no interior do parque de onde saíam os dejetos. Uma vistoria foi feita em estabelecimentos comerciais da região até se localizar a origem da contaminação.
O Hotel Bristol fica na Avenida XV de Novembro, distante duas quadras do Parque do Ingá. Tanto a prefeitura quanto a Sanepar informaram que o hotel está com a documentação e o pagamento de taxas regularizados.



