Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Paranaguá

Prefeitura quer que MP investigue denúncia de fraude

Pneus doados pela Receita Federal estariam voltando ao mercado, depois de negociados com empresas revendedoras da cidade

 | Reprodução www.gemagravadora.com.br
(Foto: Reprodução www.gemagravadora.com.br)

A prefeitura de Paranaguá, no Litoral do estado, quer que o Ministério Público Estadual (MP) investigue a suspeita de que pneus apreendidos pela Receita Federal estariam sendo negociados com empresas revendedoras da cidade. Uma denúncia feita pelo programa Revista RPC, de domingo (26), mostra que a própria prefeitura estaria praticando a irregularidade.

Uma portaria da Secretaria Nacional do Comércio Exterior proíbe, desde o ano passado, a importação de pneus usados. Mesmo assim, a Receita Federal apreende todos os meses milhares de pneus no Porto de Paranaguá. Documentos exibidos pela Revista RPC mostram que a prefeitura da cidade solicita à Receita Federal os pneus apreendidos, que seriam usados como cabeceiras de pontes, parquinhos escolares, trapiches e para a contenção de encostas.

Desde o ano passado a Receita Federal já doou 44 mil pneus apreendidos à prefeitura de Paranaguá. No entanto, segundo a denúncia do programa, esses pneus estariam voltando ao mercado, depois de negociados com empresas revendedoras da cidade.

"Desde que a destinação não se prende à finalidade para qual a mercadoria foi destinada, no mínimo há uma inadequação, uma irregularidade, que tem que ser apurada", afirmou o inspetor da Receita Federal, Hélcio de Oliveira.

Segundo o secretário municipal de Obras, Pedro Pereira Júnior, não existe nenhuma negociação com as empresas. "Por enquanto, que nós temos conhecimento, isso não acontece", afirmou o secretário.

A assessoria do Ministério Público Estadual informou que o promotor de Paranaguá, José Luiz Loreto de Oliveira, tomou conhecimento da denúncia através da reportagem do programa. Até agora, a prefeitura não teria encaminhado nenhum pedido de investigação.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.