Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Sem descanso eterno

Prefeitura remove túmulos e revolta família em Vera Cruz do Oeste

Família ficou surpresa ao encontrar apenas restos do caixão e roupas no cemitério municipal. Prefeitura atribui falha a funcionário que não comunicou os familiares

Restos de roupas e pedaços dos caixões no cemitério de Vera Cruz do Oeste | Arquivo pessoal/Milene Graciele Almeida
Restos de roupas e pedaços dos caixões no cemitério de Vera Cruz do Oeste (Foto: Arquivo pessoal/Milene Graciele Almeida)
Obra no cemitério de Vera Cruz do Oeste |

1 de 1

Obra no cemitério de Vera Cruz do Oeste

Uma família de Vera Cruz do Oeste ficou surpresa e revoltada após a prefeitura demolir, sem aviso prévio, o túmulo de dois parentes sepultados no local. Segundo Milene Graciele Almeida, 31 anos, os túmulos de seu bisavô e da avó foram retirados para obras no cemitério municipal, colocados em sacos plásticos e guardados em uma casinha no local.

A demolição aconteceu na semana passada e a família só ficou sabendo depois que os restos mortais já haviam sido retirados. "Só vi meu avô, de 89 anos, chorar duas vezes na vida. No velório da minha avó e no velório do meu primo Alisson. Agora vejo o meu avô chorando todos os dias e ainda não consegue comer devido ao trauma provocado por essa ação brutal", desabafou Milene, por meio de uma rede social.

À Gazeta do Povo, ela disse que o funcionário do cemitério avisou a família depois que o túmulo havia sido demolido. "Meu tio e meu avô foram até a prefeitura para ter uma posição, hoje [segunda, 19] retornamos e eles alegaram que haviam muitos túmulos abandonados", conta Milene.

Segundo ela, a explicação dada pela prefeitura é de que o local está sendo reformado, mas que o prefeito e o secretário de Obras se comprometeram em fazer um novo túmulo.

José Rocha, secretário de Administração de Vera Cruz do Oeste, atribuiu a falha ao funcionário do cemitério que deveria ter avisado a família com antecedência. "Foi um furo do funcionário", disse, acrescentando que o servidor está "sendo observado".

Segundo Rocha, o cemitério é antigo, tem corpos sepultados desde a década de 1950 e precisa passar por reformas. Segundo ele, o decreto que autoriza as obras, e consequentemente a retirada de alguns túmulos, foi publicado em 2009 e teve ampla publicidade. O local em obras é a parte mais antiga do cemitério que receberá um novo arruamento. Ele confirmou que os restos mortais retirados do local serão sepultados novamente.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.